1 / 13

AULA 28

AULA 28. O FLUXO DE CAIXA DESCONTADO. · A análise do desconto do fluxo de caixa como uma tarefa de avaliação consiste em desenvolver uma planilha de receitas e despesas para o projeto, tal que suas medidas de rentabilidade e de retorno sejam os critérios de avaliação.

taji
Download Presentation

AULA 28

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. AULA 28 O FLUXO DE CAIXA DESCONTADO · A análise do desconto do fluxo de caixa como uma tarefa de avaliação consiste em desenvolver uma planilha de receitas e despesas para o projeto, tal que suas medidas de rentabilidade e de retorno sejam os critérios de avaliação. · O fluxo de caixa de um empreendimento, relativo a um período de tempo, normalmente anual, corresponde à diferença entre todas as receitas e despesas, ou seja, a todas as entradas e saídas de caixa verificadas ao longo da vida útil do empreendimento. . O fluxo de caixa anual poderá ser elaborado segundo a origem dos recursos a serem investidos (próprios ou de terceiros) e deve ser calculado sempre antes e após a incidência do imposto de renda bem como os demais tributos.

  2. Avaliação Econômica do Projeto INFLUÊNCIA DA POLÍTICA GOVERNAMENTAL • A tributação é um fator que exerce uma influência significativa na economicidade de um empreendimento. • É variável com a política fiscal praticada pelo país expressa pelas alíquotas definidas pelo governo, vigentes na ocasião da avaliação. • No fluxo de caixa de um projeto devem ser considerados o Imposto de Renda, incidente sobre o lucro Líquido e calculado sobre o lucro tributável. • Os Tributos sobre o Faturamento são todos aqueles inerentes a atividade do próprio empreendimento e que incidem sobre a receita auferida da comercialização da substância, tais como, Compensação Financeira (CFEM), Imposto sobre circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Serviços (ISS) devem ser considerados nesse item.

  3. SÉRIES UNIFORME E VARIÁVEL Um fluxo de caixa consiste de uma serie uniforme se todos os vcalores de receita e despesa se repetem ao longo dos períodos da sua vida útil, a exceção do ano zero e do ano n. Caso os valores das receitas e despesas sejam diferentes ao longo da vida útil do empreendimento, diz-se que o FC é uma série variável.

  4. AULA 29 Avaliação e Análise do Projeto Métodos de Avaliação · Valor Atual (VA): O Valor Atual é uma medida de rentabilidade, calculado a uma determinada taxa K na data zero da distribuição do fluxo de caixa de um projeto, correspondente a atualização de todos os fluxos de caixa anuais e representa o valor presente da jazida atualizado àquela taxa, ou seja: onde: VA.: Valor Atual da jazida t = tempo I: Investimento n: Vida Útil do Projeto FCi: Fluxo de Caixa Anual gerado pelo projeto i: Taxa de Desconto tal que: O Valor Atual nesses casos de fluxos de caixa descontado também é conhecido por Valor Presente Líquido (VPL).

  5. Métodos de Avaliação Taxa Interna de Retorno (TIR) A taxa interna de retorno (TIR), outra medida de rentabilidade, é definida como a taxa de desconto que iguala o valor atualizado das entradas ao das saídas de caixa, ou seja, é a taxa que anula o Valor Atual. No critério do Valor Atual, são conhecidos os fluxos de caixa e a taxa mínima de atratividade, e busca-se calcular o próprio Valor Atual. No critério da TIR, ao se conhecer os fluxos de caixa, busca-se calcular o valor particular da taxa de descontos que anula o VA. Para o cálculo da TIR, como é impossível fazê-lo com o uso de uma formula, realiza-se aproximações para diferentes valores de taxa de desconto, até obter-se a condição de um valor atual nulo.

  6. VA $ 120 A 100 B 12 22 26 i (% a.a.) Métodos de Avaliação • Relação Valor Atual X TIR Na seleção de projetos, a comparação revela que há projetos com Valor Atual maior e TIR menor do que um outro. Essas variações são determinadas pelas características dos Fluxos de Caixa de cada projeto e pela impacto que cada taxa de desconto exerce sobre eles.

  7. Métodos de Avaliação Prazo de Retorno do Capital( Pay -Back): corresponde ao cálculo do números de períodos, normalmente em anos, necessários para recuperar todo o valor do investimento feito inicialmente. Muitos investidores consideram o PRC como um parâmetro de equilíbrio do projeto, de tal forma que PRC superior ao previsto pela empresa seria desinteressante. Anteriormente, o PRC era calculado sem se levar em conta o valor do dinheiro no tempo descontado a uma determinada taxa. Como tal forma de cálculo não correspondia à realidade do mercado financeiro, atualmente, o PRC de um projeto é estabelecido fazendo-se as atualizações monetárias na forma descontada do fluxo de caixa ao longo do tempo.

  8. Métodos de Avaliação Prazo de Retorno do Capital( Pay -Back):

  9. AULA 30 • RELAÇÃO BENEFÍCIO / CUSTO • Seleciona projetos alternativos segundo o critério da eficiência social. • Os benefícios sociais são os MÉRITOS dos projetos. • Os principais deles são: • - geração de empregos, de renda ou produto (ou valor agregado); • - substituição de importações; geração de divisas com exportações; • - maior competitividade; melhor qualidade dos produtos; maior produtividade; • -infra-estrutura social feita pelo empreendimento e efeitos irradiados que contribuirão para o desenvolvimento regional. • Os custos sociais: • - destruição de reservas não-renováveis, • - poluição do ar, da água, sonora, visual, • - acidentes, riscos de incêndio, • - desequilíbrios ecológico e genético, • - doenças, pragas e, em especial, • - os gastos do governo, direta e indiretamente, com o projeto (infra-estrutura, pesquisa, subsídios, incentivos e outros). Avaliação Social de Projetos

  10. Avaliação Social de Projetos • Para se quantificar o valor de um bem, deve-se determinar o padrão de medida a ser utilizado (numerário). • Esse padrão consiste na renda adicionada ou diminuída por cada ação econômica. • Na relação benefício-custo social, elege-se o valor agregado, que é a renda ou produto adicional (benefícios sociais) que o projeto vai gerar. • O custo econômico de um investimento social é igual a quanto a economia deixa de produzir (em termos de consumo), pelo fato de se aplicar esses recursos em um determinado projeto. • Se a relação for positiva, o projeto “merece” ser aprovado. • A seleção do projeto será de acordo com as prioridades políticas e, em termos comparativos, será escolhido aquele projeto que apresentar maior relação benefícios/custos.

  11. Avaliação Social de Projetos OS PREÇOS-SOMBRA DO INVESTIMENTO: Numerário utilizado para medição do mérito econômico do projeto, implicando, para isso, no uso de preços diferentes daqueles de mercado. p*: preço-sombra do investimento q: produtividade do investimento ( cada u.m. investida produz “q” no ano seguinte) s: propensão marginal à poupança (do total “q” produzido na economia, reserva-se “s” para investimento) i: taxa de desconto

  12. Análise de Sensibilidade • Os parâmetros técnicos e econômicos de um projetosão apenas valores estimados de uma realidade que não necessariamente se configurará. • As flutuações conjunturais dos preços e dos custos, bem como a evolução tecnológica podem influenciar significativamente nos resultados esperados para um projeto. • Os dados utilizados no cálculo não representam o valor exato de cada variável; • Cada uma dessas variáveis sofre mudanças com o tempo, alterando-se entre a realização do estudo, a implantação e o funcionamento do projeto. • Análise de sensibilidade consiste na avaliação do impacto que a variação de cada parâmetro impõe sobre o resultado econômico do projeto. • As variáveis que causam maiores impactos no projeto denominam-se de “estratégicas”. • Atribuindo-se flutuações otimistas e pessimistas expressas por um percentual de variação para determinada variável, pode-se estabelecer a sensibilidade do projeto, ou seja, o que ocorre com as medidas de rentabilidade dessas variações, e a partir de que condições o projeto pode vir a se inviabilizar.

  13. Análise de Sensibilidade Sendo o cálculo do Valor Atual realizado a partir de: Assumindo que num fluxo de caixa simplificado i=10%, obtendo-se como resultados anuais Receita (R) =$3000, Custo(C)=$1500, Investimento (I)=$8000, tal que R=p.q= $3,00X1000. Para a análise de sensibilidade admitiu-se: p= + 10% e i = + 20% Fluxo de Caixa: FC = R-C Preço Normal Pessimista Otimista

More Related