290 likes | 1.45k Views
O Cristianismo. “UNIDADE E DIVERSIDADE”. A história: O cristianismo é a religião dos que acreditam que Jesus Cristo é Filho de Deus, morreu e ressuscitou;
E N D
O Cristianismo “UNIDADE E DIVERSIDADE”
A história: O cristianismo é a religião dos que acreditam que Jesus Cristo é Filho de Deus, morreu e ressuscitou; Filho de Deus e de Maria, Jesus nasceu em Belém, num dos últimos anos de vida de Herodes, o Grande, sendo Imperador de Roma, César Augusto, 6 ou 7 anos antes da nossa era. ; Os seus discípulos espalharam a Boa Nova por toda a parte, a partir de Jerusalém; Pedro e Paulo difundem o Cristianismo na Europa; Durante três séculos os cristãos foram perseguidos pelos Imperadores; Com Constantino acabam as perseguições (séc. IV d.C.); Mais tarde, com Teodósio, o Cristianismo é proclamado religião do estado; Com os descobrimentos, o cristianismo expande-se pela América, Ásia e extremo Oriente.” _________________________________________________________________________________________ Título atribuído a Jesus após a sua ressurreição: CRISTO; Ponto cardeal de onde é originário o Cristianismo: ORIENTE; Característica do Cristianismo que exprime dinamismo: VITALIDADE; Nome da pessoa que é o centro da fé cristã: JESUS; Nome atribuído aos amigos de Jesus que continuaram a sua missão: APOSTOLOS; Ponto cardeal que corresponde à região para onde o Cristianismo se expandiu e onde se enraizou: OCIDENTE; Atitude dos cristãos perante a vida, motivada pela certeza de que Deus é o senhor do futuro: ESPERANÇA; Característica que exprime a ausência de grandes separações no seio do Cristianismo durante o primeiro milénio: UNIDADE; Característica do Cristianismo que exprime a sua abertura a todos os povos da Terra: UNIVERSALIDADE; Religião que está na base do Cristianismo: JUDAICA; Principio ético fundamental do Cristianismo: AMOR; Uma das civilizações em que nasceu e se desenvolveu o Cristianismo: ROMANA.
O Cisma Do Oriente CRISTÃOS ORTODOXOS Após a divisão do império romano em duas partes (império romano do Ocidente (476), com capital em Roma, e império romano do oriente, com capital em Constantinopla) esta cidade adquiriu maior importância . As diferenças entre os dois impérios tornam-se cada vez maiores; no ocidente fala-se o latim e no oriente o grego. As diferenças são a todos os níveis: - culturais, políticas e religiosas. O bispo de Roma (Papa) e o bispo de Constantinopla (Patriarca do Oriente) foram afirmando a sua autoridade sobre o outro. No ano de 1045, tentaram chegar a um acordo mas a tentativa falhou e aconteceu a separação (Cisma). Surgem assim dois ramos no tronco do cristianismo: A Igreja Católica (latina), com sede em Roma e a Igreja Ortodoxa (grega), com sede em Constantinopla.
OS ORTODOXOS VENERAÇÃO DOS ÍCONES Ícones Ícones Ícones
LUTERO, O GRANDE REFORMADOR Lutero ( Alemanha 1483-1546) era um padre católico, monge agostiniano e professor. A sua grande preocupação era corrigir alguns comportamentos e ritos da Igreja Católica; Refletiu sobre a salvação do ser humano e condenou a venda das indulgências; No inicio do século XVI, a venda das indulgencias torna-se uma grande fonte de rendimentos para a construção da nova basílica de S. Pedro em Roma; Lutero revolta-se contra esta prática e põe em causa a função e o poder do papa, apresenta a Bíblia como única autoridade em matéria de fé e afirma que a salvação se alcança pela fé e não pelas obras; Lutero afixa 95 teses na porta da igreja do castelo de Witenberg, na Alemanha; Lutero foi excomungado (deixa de pertencer à Igreja Católica) pelo papa em 1521, inicia então outra vivência cristã que se chama Igreja protestante.
A REFORMA PROTESTANTE O movimento humanista na redescoberta da cultura greco-romana (Renascimento), aliado ao descontentamento das pessoas devido aos abusos da Igreja, faz surgir a necessidade de um retorno à mensagem original de Jesus Cristo. Causas da Reforma Protestante: - descrédito dos Papas; - Indulgências; - Ritualismo; - Valorização da razão humana; - Purificação da vivência cristã.
NO SÉCULO XVI O CRISTIANISMO ESTÁ DIVIDIDO EM CRISTÃOS: ORTODOXOS. PROTESTANTES E CATÓLICOS Reforma (século XVI - 1517) Protestantismo Luteranismo Calvinismo Anglicanismo Cisma do Oriente (século XI - 1054) Igreja Católica Cristão Católicos Latinos Cristianismo Primitivo Igreja Ortodoxa Cristãos Ortodoxos Gregos
No final do século XVI, o mapa religioso da Europa parecia um espelho quebrado: A Europa de Leste era e ainda é cristã ortodoxa; A Europa do Norte de um modo especial a Alemanha, era maioritariamente luterana; Na Inglaterra vigorava a igreja anglicana; No Sul da Europa permanece de um modo especial a igreja católica. A unidade da Fé do 1º milénio, vê-se assim dividida em vários grupos cristãos.
A BÍBLIA – FONTE DE UNIDADE PARA TODAS AS IGREJAS CRISTÃS • -A Bíblia é composta por 73 livros (Ant. Testamento 46 e Novo Test 27); • - A. T. — Narra os acontecimentos da história e da vida do povo de Israel, na sua relação com Deus e com os outros povos; • - N. T. — Narra a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, o anúncio da Boa Nova e a organização das primeiras comunidades cristãs; • - A Bíblia é composta por vários estilos literários: Livros Históricos, Pentateuco, Livros Proféticos, Livros Sapienciais, (Ant. Testamento); • - Novo Testamento: Evangelhos, Epistolas de S. Paulo, Apocalipse, Actos dos Apóstolos.
O ECUMENISMO Ecumenismo: é m movimento de reconciliação dentro do cristianismo, promovido pelo diálogo entre as diferentes Igrejas cristãs. O ecumenismo fundamenta-se na vontade de Jesus: “que todos sejam um” O ecumenismo consiste no esforço de entendimento, respeito, diálogo e reconhecimento da dignidade do outro. Em síntese: - Diálogo; - trabalho conjunto na construção de um mundo melhor; - oração em comum; - busca de caminhos para curar as feridas da separação; - Trabalho comum para a promoção da justiça e da paz. O Ecumenismo e a comunidade de Taizé: Esta comunidade foi fundada por um jovem protestante Roger Louis (francês). A finalidade foi acolher pessoas das diferentes igrejas cristãs e não cristãs para juntas rezarem e trabalharem pela unidade, pela paz e justiça.
PROJECTOS ECUMÉNICOS DE SOLIDARIEDADE Todos os membros das várias Igrejas Cristãs, têm como Missão colaborar na construção da unidade e da paz, através de acções concretas: - Defender e promover os direitos humanos; - Participar em iniciativas a favor dos marginalizados, dos imigrantes, dos pobres, dos sem-abrigo; - Defender os valores humanos e cristãos no mundo do trabalho, da política, da cultura, da educação, do desporto, da saúde; - Orar pela unidade dos cristãos; - Rezar juntos pela paz e pela justiça.