1 / 22

http://www.youtube.com/watch?v=sFa-TAkkh7Q

Clip ??? 3:25. http://www.youtube.com/watch?v=sFa-TAkkh7Q. Homem + macaco = racismo ?...2:00. http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-hoje/v/ministerio-publico-investiga-racismo-em-clipe-de-alexandre-pires/1939658/. Fant. Polêmica... 5:43.

timothy
Download Presentation

http://www.youtube.com/watch?v=sFa-TAkkh7Q

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Clip ??? 3:25 http://www.youtube.com/watch?v=sFa-TAkkh7Q

  2. Homem + macaco = racismo ?...2:00 http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-hoje/v/ministerio-publico-investiga-racismo-em-clipe-de-alexandre-pires/1939658/ Fant. Polêmica... 5:43 http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1680297-15605,00-SOU+NEGRO+ABOMINO+QUALQUER+TIPO+DE+DISCRIMINACAO+DEFENDESE+ALEXANDRE+PIRES.html

  3. Segundo site: http://www.mundoeducacao.com.br/sociologia/racismo.htm O racismo consiste numa teoria que defende a existência de CARACTERÍSTICAS que podem diferenciar os homens por meio da detecção dessas... A origem do termo vem do latim RATIO, que significa categoria, sorte ou espécie. Na Idade Antiga, a ideia de um povo ser superior a outro era pautada no contexto militar, através da relação vencedor/dominado.

  4. Na Idade Média essa base de diferenciação passou a ser de origem religiosa. Atualmente, segue embasado nas diferenças biológicas e étnicas surgiu a partir do Renascimento. Nessa época, a Europa era o centro do mundo. Assim, as explicações para essa dominação tiveram como base a crença na superioridade da raça europeia, destinada por Deus ou pela história a dominar as outras, consideradas inferiores. 

  5. Século XVII, RAÇA começou a ser usada no sentido de assinalar as diferenças físicas existentes entre os diferentes tipos humanos. Alguns cientistas passaram a defender a ideia de que existiam raças “melhores” e “piores”. No século XVIII, as distinções raciais se limitavam à cor da pele, dividindo os grupos humanos entre as raças negra, branca e amarela.

  6. No século XIX, esses três critérios de distinção racial ganharam novas características morfológicas que definiram as raças com maior precisão. Nessa mesma época, as reinterpretações da teoria DARWINISTA acabaram legitimando uma hierarquia onde a raça branca seria vista como o grau máximo do desenvolvimento físico e mental dos seres humanos. Com isso, asiáticos, mestiços e negros seriam colocados em patamares de menor grau de desenvolvimento.

  7. É bom lembrar que Darwin... Nasceu na Inglaterra em 1809 e foi o responsável, juntamente com Alfred Wallace, pela publicação da Teoria da Evolução...

  8. Em 1859 “na virada da I para II Rev.Industrial” publicou "A Origem das Espécies“

  9. (UNESP = ENEMb) – “É difícil acreditar na guerra terrível, mas silenciosa, que os seres orgânicos travam em meio aos bosques serenos e campos risonhos". (“C. Darwin, anotação no Diário de 1839”.) Na segunda metade do século XIX, a doutrina sobre a seleção natural das espécies, elaborada pelo naturalista inglês Charles Darwin, foi transferida para as relações humanas, numa situação histórica marcada a) pela concórdia universal entre povos de diferentes continentes. b) pela noção de domínio, supremacia e hierarquia racial. c) pelos tratados favoráveis aos povos colonizados. d) pelas concepções de unificação europeia e de paz armada. e) pela fundação de instituições destinadas a promover a paz.

  10. Suas descobertas contrariavam o que acreditava-se na época: “Que as espécies eram fixas, ou seja: todas as espécies que Deus criou no início do mundo são as espécies que existem, sem nenhuma a mais ou a menos”.

  11. Além de derrubar Lamarck... (As sucessivas gerações de uma mesma espécie herdam das anteriores as características adquiridas do ambiente. Essa era a teoria do naturalista francês Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829), derrubada por Darwin). Ele mostrou que o mecanismo da evolução é a seleção natural, pela qual sobrevivem as variedades animais e vegetais mais adaptáveis às condições ambientais.

  12. (PUC-PRc) Examine as duas frases:     1ª) De tanto esticar o pescoço para comer as folhas das árvores, as girafas foram ficando com o pescoço mais longo.    2ª) Entre as girafas podemos notar uma variabilidade no tamanho do pescoço, o que permite a atuação da seleção natural.     Pode-se considerar: a- as duas frases lamarckianas b- as duas frases darwinianas c- a primeira frase lamarckiana e a segunda darwiniana d- a primeira frase darwiniana e a segunda lamarckiana e- ambas neodarwinianas Vídeo Darwin Teoria...8:00

  13. Tão logo conheceu as conclusões de Darwin, Spencer lançou sua teoria resumida na expressão: "sobrevivência do mais apto", muitas vezes atribuída a Darwin...

  14. (PAS USPc)Arthur de Gobineau, no seu Ensaio sobre as desigualdades das raças humanas, de 1853, defendia a tese de que a decadência da humanidade era inevitável e a atribuía à degeneração provocada pela mistura entre raças superiores e inferiores. Mais tarde, teorias raciais, como as de Gobineau, associadas à compreensão simplificada e deturpada das teses biológicas de Charles Darwin (1859) sobre a evolução das espécies, ganharam força, em nome do chamado Darwinisno Social, para explicar desigualdades sociais e entre os povos. Assim, o “racismo científico” servia como uma das justificativas, no final do século XIX e início do XX, ao neocolonialismo, ou seja, às conquistas europeias de territórios habitados por raças consideradas inferiores. A partir do texto, pode-se afirmar que

  15. a evolução das espécies de Charles Darwin indicava que a desigualdade entre os homens era decorrente de suas raças. • b) o neocolonialismo foi a fase de conquistas territoriais que correspondeu às grandes descobertas. • c) o Darwinismo Social serviu de base para práticas de conquista territorial e de exclusão social, justificadas pela ciência. • d) as conquistas territoriais pelos europeus permitiram aos pobres de diversas sociedades ascenderem economicamente. • e) a sobrevivência dos menos capazes era a grande motivação para as conquistas territoriais europeias do final do século XIX.

  16. A doutrina de Darwin sobre a seleção natural das espécies foi transferida para a Sociologia e passou a ser utilizada como base ideológica para os imperialismos do período. Mesmo esclarecendo que ao falar de evolução, acreditava que as características que determinavam a “superioridade” de uma espécie poderiam não ter serventia alguma em outros ambientes prováveis... Acabou prevalecendo a ideologia do europeu “superior” aos povos “inferiores” que acabou gerando uma série de graves problemas de ordem, política, social, econômica e até educacional... (ñ tempo ir...9min)

  17. Com o “Darwinismo social”, o racismo deixou de incorporar conceitos de natureza estritamente biológica para também defender a associação entre certos valores morais e estados psicológicos e uma raça. Tais conceitos ganharam enorme força na Europa do século XIX, principalmente a partir do processo de colonização dos continentes africano e asiático. O predomínio do “homem europeu branco” seria justificado por meio de uma pseudo ciência defensora da necessidade de se civilizar as chamadas “raças indolentes”.

  18. No século XX, o racismo ganhou novos desdobramentos e teorias cada vez mais incoerentes. O cientista italiano Cesare Lombroso, por exemplo, fundou a fisiognomonia (diagnosticar um indivíduo por meio de suas características físicas) ou pela Frenologia (formato áreas/cabeça) . Paralelamente, outras teorias defendiam o aprimoramento moral dos homens pela manutenção de uma raça pura e a aversão às misturas raciais.

  19. Certamente, foi nesse contexto de ideias que as teorias raciais de Adolf Hilter e do nazismo buscaram todo sua justificação. O ideário nazista considerava que os judeus, negros e ciganos deveriam ser isolados do território alemão para que a “raça ariana” pudesse manter sua hegemonia. Além disso, o apartheid entre negros e brancos, ocorrido na África do Sul, poderia também ser considerado como um fruto direto das teorias racistas.

  20. Atualmente, as ciências biológicas comprovaram que o racismo não tem nenhuma sustentação cientificamente verificável. Cientistas provaram que as raças não existem enquanto método classificatório, pois todos os homens estão sujeitos a diferenciações genéticas incapazes de determinar certas habilidades, valores, ou padrões de comportamento. Entretanto, muitas pessoas insistem em se auto afirmar ou denegrir determinados grupos por meio de concepções de natureza racista.

  21. Além disso, existem novos padrões de valores... Em mundo globalizado e instrumentalizado, buscar: INTERCAMBIO? 3:28 http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-da-globo/v/brasileiros-aproveitam-o-intercambio-para-ter-novas-experiencias/1938938/ ou CONCORRÊNCIA? 1:38 http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-nacional/v/concorrencia-por-vaga-em-universidade-leva-estudantes-asiaticos-a-atitudes-extremas/1938738/

  22. Modelo chinês é mais correto? Chineses não acham...3:01 http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-brasil/v/brasileiro-impede-assalto-e-vira-exemplo-na-china/1940901/ Música: Mudar de lado?...3:00 http://letras.terra.com.br/chimarruts/1690280/

More Related