1 / 9

«Minha mãe e meus irmãos são os que escutam a Palavra de Deus e a põem em prática». Lucas 8, 21

Esta é a vocação de todo o crente: ser a «Mãe» de Jesus pela fé: recebê-l’O, encarná-l’O e oferecê-l’O aos outros. «Minha mãe e meus irmãos são os que escutam a Palavra de Deus e a põem em prática». Lucas 8, 21. Lucas 1, 26-38 IV domingo Advento –B- 21 dezembro 2008.

uttara
Download Presentation

«Minha mãe e meus irmãos são os que escutam a Palavra de Deus e a põem em prática». Lucas 8, 21

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Esta é a vocação de todo o crente: ser a «Mãe» de Jesus pela fé: recebê-l’O, encarná-l’O e oferecê-l’O aos outros. «Minha mãe e meus irmãos são os que escutam a Palavra de Deus e a põem em prática».Lucas 8, 21 Lucas 1, 26-38IV domingo Advento –B-21 dezembro 2008

  2. Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José. O nome da Virgem era Maria. Nazaret O anúncio de Jesus não tem lugar no ambiente solene do templo, como o anúncio de João Baptista, mas num pequeno lugar da Galileia, região considerada em Israel de pessoas ignorantes e impuras, com quem ninguém se devia relacionar. Nazaré não é citada no Antigo Testamento nem uma só vez, não está unida a nenhuma promessa messiânica. O plano de Deus chega a partir dum lugar humilde fora das grandes instituições religiosas. É o estilo de Deus que se revela em Jesus.

  3. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: –Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo; bendita és tu entre as mulheres A primeira palavra da parte de Deus, quando Jesus se acerca do mundo, é um convite à alegria.A presença de Deus é sempre motivo de alegria e de paz.O anjo da Anunciação pode visitar-te em qualquer momento. Leva boas notícias e importantes ofertas. Dir-te-á que Deus olhou para ti com amor infinito. Revelar-te-á que Deus necessita de ti. Pedir-te-á que abras a tua casa, porque quer hospedar-Se em ti, encarnar em ti.Saberás escutar? Saberás responder? Saberás acolher?

  4. Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse.lhe o Anjo:–Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo; o Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim. Aparentemente não vai mudar a vida externa de Maria: casar-se-á, terá o seu filho, educá-lo-á, deixá-lo-á partir. Mas toda esta simplicidade e normalidade tem um sentido único, singular, original, pela Palavra que recebeu. Maria, ao acolher as palavras proféticas, converte-se em profeta: percebe o chamamento de Deus, mostra-se sensível à sua voz, recebe a palavra que se lhe oferece e da qual se faz eco com o seu anúncio, a sua denúncia, os seus gestos, a sua vida.

  5. Maria disse ao Anjo:–Como será isto, se eu não conheço homem? Neste trascendental momento da história não é necessário o varão dominador, nem o profeta, nem o sacerdote, mas a entrega e esperança de uma mulher, como portadora de um desejo de maternidade e vida que o próprio Deus alimenta.

  6. O Anjo respondeu-lhe:–O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. . O Espírito Santo vai criando no coração crente (Maria) e da pessoa crente (nós) essa síntese preciosa: fragilidade e firmeza, que se apoiam mutuamente. Maria perturba-se profundamente, não entende e pergunta. Abandona-se, crê e encontra na Palavra de Deus a certeza necessária perante o que parece, humanamente, impossível.

  7. E a tua parenta Isabel concebeu também umfilho na sua velhice e este é o sexto mês daquele a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível. O sinal expressa a protecção de Deus para com as pessoas débeis. A libertação da vergonha e marginalização que supunha a esterilidade naquela sociedade. Reconheçamos com assombro e agradecimento as anunciações de Deus na nossa vida. O amor, a amizade, a família, uma experiência que me marcou, aquela palavra... Quando trabalho, quando estudo, quando rezo, quando sofro, quando sonho, quando me esforço, quando descanso, quando contemplo, quando amo... Em todas as ocasiões o que importa é crer e confiar, abrir-me ao anúncio de Deus, à sua Palavra.

  8. Maria disse então:–Eis a escrava do Senhor; Faça-se em mim segundo a tua palabra.E o Anjo deixou-a. Maria compromete-se de corpo inteiro, alma e vida, colocando-se nas mãos de Deus. Não responde de forma inconsciente, mas movida pela fé e pelo amor maior. Diz sim porque confia em Deus, porque não pensa em si misma, porque anseia a vinda do Messias, porque quer servir o projecto de Deus. Não sabe o que acontecerá. Em tudo o que acontecer descubrirá sempre o plano de Deus. Se Tu me amas tanto, que outra coisa posso fazer eu senão confiar e amar?

  9. O Sim de Maria Encanta-me quando pronuncias a palavra. Fascina-me ouvir-te dizer Sim! É música em teus lábios, é explosão de vida, é afirmação generosa e alegre de tudo o que és e queres que nós sejamos. É sílaba rápida, é nota aguda, é proclamação decisiva. É proclamação de fé. Deste conta disso? Já reparaste que quando dizes Sim! estás a afirmar a tua vida,estás a confiar em Deus, estás a confiar na Providência que se compromete a tornar realidade a tua confiança e verdade, a tua palavra?. Quando dizes Sim! com essa energia e essa vibração,estás a fazer com que todo o que te ouvir acredite na vida, se enamore do mundo, se afiance na eternidade. Cada Sim! teu é um grito, um testemunho, uma força de graçapara nós que te ouvimos. Está a soar aos meus ouvidos ese Sim! de teus lábios, tão claro, tão valente, tão teu. Ajuda-me a escutá-lo. Toda a vida é un lento aprender a dizer SIM!. Carlos G. Vallés

More Related