1 / 16

ROTEIRO

ROTEIRO. I. - INTRODUÇÃO II. - OBJETIVO - BREVE HISTÓRICO IV. - DIAGNÓSTICO ► Análise do Ambiente Interno Pontos Fortes Pontos Fracos Externo Oportunidades Ameaças ► Síntese Conclusiva ► Breve Histórico do MNPE V. - PROGRAMA ► Objetivo ► Metodologia Fase I Fase II

verda
Download Presentation

ROTEIRO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ROTEIRO I. - INTRODUÇÃO II. - OBJETIVO • - BREVE HISTÓRICO • IV. - DIAGNÓSTICO ► Análise do Ambiente • Interno • Pontos Fortes • Pontos Fracos • Externo • Oportunidades • Ameaças • ► Síntese Conclusiva • ► Breve Histórico do MNPE V. - PROGRAMA ► Objetivo ► Metodologia • Fase I • Fase II • Fase III VI. - PROJETOS • VII. - ESTRATÉGIAS • VIII. - CONCLUSÃO

  2. I - INTRODUÇÃO As profundas transformações que vêm ocorrendo em escala mundial, decorrentes do acelerado avanço científico e tecnológico e da globalização, têm implicações diretas nos valores culturais, na organização das rotinas individuais, nas relações sociais, na participação política, assim como na reorganização do mundo do trabalho. A necessidade de contínuo desenvolvimento de capacidades e competências para enfrentar essas transformações alterou a concepção tradicional de educação de jovens e adultos, não mais restrita a um período particular da vida ou a uma finalidade circunscrita. Desenvolve-se o conceito de educação ao longo de toda a vida, que há de se iniciar com a alfabetização. Mas não basta ensinar a ler e a escrever. Para inserir a população no exercício pleno da cidadania, melhorar sua qualidade de vida, de aproveitamento do tempo livre e ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho, a educação de jovens e adultos deve compreender no mínimo, a oferta de uma formação equivalente às nove séries iniciais do ensino fundamental. De acordo com a Carta Magna (art. 208, I), a modalidade de ensino "educação de jovens e adultos", no nível fundamental, deve ser oferecida gratuitamente pelo Estado a todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria. Trata-se de um direito público subjetivo (CF, art. 208, § 1º). Por isso, compete aos poderes públicos disponibilizar os recursos para atender a essa educação. Nesse contexto, a elevação da escolaridade do trabalhador coloca-se como essencial para a inserção competitiva do Brasil no mundo globalizado. O objetivo deste trabalho é estudar e propor, através do Movimento Nacional Pela Educação, um Planejamento do Sistema Educacional Brasileiro, com vistas ao estabelecimento de políticas e estratégias, para melhoraria do SISTEMA EDUCACIONAL NO BRASIL FRENTE À IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO NO SÉCULO XXI. Entretanto, para atingir o objetivo proposto, torna-se necessário entender e discutir o atual Sistema Educacional Brasileiro, o qual se mostra, em tese, muito bem definido e formalizado, como veremos a seguir.

  3. II - OBJETIVO Apresentar o Programa do Movimento Nacional Pela Educação para uma melhor compreensão do seu conteúdo e da Metodologia à adotadas para o seu desenvolvimento.

  4. III - BREVE HISTÓRICO Apresentar uma síntese da evolução da Educação no Brasil, seus entraves e seus progressos ao longo de 5 Séculos. (1500 a 2009).

  5. IV - DIAGNÓSTICO • ► PLANOS EM VIGOR • Pne (2001) • Lei De Diretrizes E Bases (1996) • Parâmetros Curriculares (1997) • Censo Escolar Brasileiro (2004) • Sistema Nacional De Avaliação A Educação Básica (Saeb – 2003) (Enem – 2002) • Plano De Desenvolvimento Da Educação ( Pde – 2007 • ► SÍNTESE CONCLUSIVA • ► BREVE HISTÓRICO DO MPE • Origem • Evolução • Situação Atual ► ANÁLISE DO AMBIENTE Interno Pontos Fortes ( Exemplos) Pontos Fracos (Exemplos) Externo Oportunidades (Exemplos) Ameaças (Exemplos)

  6. V - PROGRAMA ► OBJETIVOS Desenvolvimento de uma verdadeira revolução na Educação no Brasil, através de um Movimento Nacional capaz de promover o Resgate da Cidadania do Povo Brasileiro. Valorização dos profissionais de Educação em especial os Professores e os Gestores Educacionais. Criação e implantação de Projetos Educacionais que contemplem os valores éticos e morais para a Família, a Escola e o Trabalho. Envolvimento de todos os segmentos da Sociedade na elaboração e gestão do processo educativo, nos níveis Federal, Estaduais e Municipais. Dotação de Recursos Orçamentários compatíveis com a realidade socioeconômica da população. Disponibilização de equipamentos tecnológicos em todas as Escolas do País.

  7. V - PROGRAMA ► METODOLOGIA 1ª Fase 1 – Nesta fase o trabalho será desenvolvido por uma pequena equipe técnica que definirá os objetivos do Programa 2 – A mesma equipe técnica da 1ª Fase definirá e elaborará todo o conteúdo metodológico que será empregado no Desenvolvimento do Programa. 3 – Amesma equipe técnica das duas Fases anteriores, acrescida de especialistas, definirá os meios necessários para preparar, devidamente, o Programa. 2ª Fase Na 2ª Fase será preparado os Projetos propriamente ditos, e para isso serão necessários: a criação de uma estrutura matricial (áreas do conhecimento X Projeto); profissionais, ao menos 20, com formação e capacidade técnica, coordenados pela Equipe que compõe o STAFF da Coordenação. 3ª Fase A terceira fase é operacional e se desenvolve através do lançamento gradativo de diferentes projetos, a partir da aprovação e fornecimento de suporte adequado. 1 – Será necessária a criação de um STAFF mínimo para a Coordenação Geral do Programa; 2 – Será necessária a criação de um conselho Superior, composto por pessoas de notório saber e outras que representem de maneira significativa a sociedade brasileira; 3 – Este Conselho Superior irá auxiliar a Coordenação do Programa na discussão das questões principais e referendar as decisões tomadas pela Coordenação Geral.

  8. VI - PROJETOS Projeto “MOBILIZAÇÃO”: reunirá todas as Lojas Maçônicas e Sociedade Civil para obtenção de, no mínimo, 2.500.000 assinaturas para apoiar o projeto de Lei que será encaminhado ao Congresso Nacional; Projeto “GERAÇÃO NOVA”: deverá formar um novo tipo de Cidadão Brasileiro. Este Projeto está apoiado em 4 grandes vertentes: Educação Familiar, Educação Escolar, Educação Religiosa e Educação para o Trabalho; Projeto “UNIFICAÇÂO”: tem como objetivo a federalização do Ensino no País; Projeto “INCLUSÃO”: é desenvolvido através de Programas de Educação para o Trabalho que estimulam a criação de cursos técnicos, para diferentes níveis, contribuindo para a Inclusão Social de adolescentes e jovens; Projeto “ACONCHEGO”: busca, em primeira instância, subsidiar a aquisição de moradia – pré requisito para a realização da Educação Familiar através da preservação de valores éticos, morais e espirituais como estímulo a uma boa estruturação da família; Projeto “COLIBRI”: destinado a criança de 0 a 6 anos, procura garantir o atendimento em creches, pré-escolas e educação infantil, baseado em métodos pedagógicos especializados; Projeto “BRASILEIRINHO”: busca a preservação de todas as manifestações culturais brasileiras, seus valores e princípios éticos; Projeto “VIVA A VIDA”: destinado a pessoas da terceira idade, procura elevar a auto-estima destas pessoas e estimular sua maior participação na família e na sociedade; Projeto “CADASTRO”: cuidará da formação de um banco de projetos - aqueles que alcançaram sucesso em cidades do Brasil e servirão como modelos para a organização da Educação nos municípios;

  9. VI - PROJETOS Projeto “RENOVAÇÃO”: visa uma formação adequada de professores e sua qualificação profissional, através de escolas para formação de professores e incentivo a novas formas e metodologias de ensino-aprendizagem; Projeto “DESEMPENHO”: contempla a premiação dos professores que, mediante os títulos de Mestrado e/ou Doutorado mostrem como resultado melhor qualidade no ensino, segundo a avaliação de Órgãos Especializados; Projeto “INTEGRAÇÃO”: estimulará a criação e implantação de programas que integrem os diferentes segmentos da sociedade em nível municipal, e para tanto recebam o apoio financeiro de organismos Nacionais e/ou Internacionais; Projeto “ESPERANÇA”: cuidará das melhores Metodologias de Inclusão de pessoas Portadoras de Necessidades Especiais, a partir da APAE, do Instituto Benjamim Constant, do INSM e de outras instituições que tratam de Programas Especializados nesta área; Projeto “RACIONALIZAÇÃO”: cuidará da elaboração de programas de Planejamento e Gestão Estratégica Educacionais, que contarão com assessoria e supervisão técnica indicadas pelo Movimento Nacional; Projeto “AMAZÔNIA”: desenvolverá projetos e programas de preservação ambiental, equilíbrio ecológico e biodiversidade; Projeto “COMUNICAÇÃO”: desenvolverá ações de sensibilização para obter o apoio da Mídia utilizando processos modernos e Marketing Institucional: Projeto “EDUCAÇÃO CIDADÔ: destinado a resgatar e preservar documentos relativos aos processos históricos, culturais, sociais e políticos existentes em todas as unidades da Federação, de forma que contribua para a obtenção da cidadania plena das pessoas; Projeto “MENTE Sà EM CORPO SÃO”: busca promover a perfeita integração entre educação e esporte em todas as cidades brasileiras, abrangendo todos níveis socioeconômicos, utilizando quaisquer espaços necessários a essas atividades.

  10. VII - ESTRATÉGIAS Uma série de AÇÕES ESTRATÉGICAS será adotada pelo Movimento a fim de apoiar os Projetos relativos ao Programa. A cada Projeto corresponderá - a partir do resultado do teste de Adequabilidade, Exeqüibilidade e Aceitabilidade (AEA) - uma, ou mais Ações, de tal modo que sejam eliminadas aquelas que apresentem óbices intransponíveis, falta de recursos físicos e/ou financeiros e não contem com o respaldo do segmento da Sociedade Civil envolvido. Como exemplo destas Estratégias , podemos destacar : Colher , no mínimo , 2.5000.000 (dois milhões e quinhentas mil) assinaturas como apoio ao Movimento, através das Lojas Maçônicas de todo o Brasil; Sensibilizar, com apoio da Mídia, os diferentes segmentos representativos da Sociedade Civil Brasileira; Elaborar e encaminhar para aprovação no Congresso Nacional um novo Projeto de Lei que altere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para buscar também a partir daí o Resgate da Cidadania do Povo Brasileiro; Criar um sistema de Captação de Recursos junto à iniciativa privada, de forma a garantir o critério de Isenção Fiscal previsto na Lei Rouanet;

  11. VII - ESTRATÉGIAS Desenvolver o maio número possível de Projetos de Ensino Técnico e Profissionalizante apoiados em Educação Para o Trabalho; Resgatar os valores Éticos, Morais e Espirituais dos cidadãos com base nas tradições e manifestações da Cultura Brasileira; Estabelecer uma nova Política Salarial que valorize os Professores de todos os níveis de escolarização nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal; Promover, através da integração de todos os segmentos da sociedade civil, um novo Sistema Educacional a nível dos Municípios; Desenvolver em todos os Municípios Cursos de Planejamento e Gestão Estratégica como instrumento para um maior aproveitamento dos Recursos Físicos destinados à Educação; Implantar o Projeto "GERAÇÃO NOVA" para num espaço de 15 a 20 anos , revelar um novo cidadão brasileiro; Estimular a criação de Projetos Sociais e Econômicos que possam garantir a elevação da auto estima das pessoas da Terceira Idade e sua consequente integração na família e na sociedade;

  12. VIII - CONCLUSÃO A atual conjuntura brasileira nos coloca diante de um grande Desafio, o de queimar etapas e eliminar o Gap de 50 anos entre a Educação nos Países desenvolvidos e no Brasil. É preciso mobilizar Governantes e Governados numa Grande Cruzada capaz de provocar uma verdadeira revolução em todo o Sistema Educacional, por vezes arcaico e sem o princípio vital para os cidadãos: a Conquista plena da Cidadania, um direito de todos os brasileiros, filhos desta Nação de dimensões continentais, segundo prescreve a Contituição Federal/2008 deste País Continental, de contornos Regionais bem definidos. Neste início de Século XXI, considerado como a " Era do Conhecimento, Informação e Democratização", devemos quebrar PARADIGMAS e buscar a superação de conceitos ultrapassados, avançando na Ciência e na Tecnologia, sem eliminar os princípios humanistas que caracterizam com tintas muito fortes uma civilização de marcada influência Cristã como é a do povo Brasileiro. Há muito por fazer e é preciso que decidamos qual o futuro desejado para nosso País e nosso Povo, sem esquecer o nosso Passado, de olho no Presente e com vistas voltadas para um Futuro Promissor que atenda à Estatura Político Estratégica do Brasil no Século XXI. A Maçonaria poderá, através deste Movimento Nacional Pela Educação, retomar o seu papel de Protagonista Privilegiada na construção do Processo Histórico, Social e Político desta nossa Pátria, orgulho de tdos nós que pertencemos à Sublime Ordem.

More Related