1 / 12

SEGUNDO RETIRO DIOCESANO

SEGUNDO RETIRO DIOCESANO. DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS. ALEGRIA E ENTUSIASMO NO ANÚNCIO DO EVANGELHO. Três anúncios da Paixão. A caminhada de Jesus da Galiléia para Jerusalém é sinalizada por três anúncios da Paixão: Lucas 9, 22; Lucas 9, 44;

vinny
Download Presentation

SEGUNDO RETIRO DIOCESANO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SEGUNDO RETIRO DIOCESANO DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS ALEGRIA E ENTUSIASMO NO ANÚNCIO DO EVANGELHO

  2. Três anúncios da Paixão. A caminhada de Jesus da Galiléia para Jerusalém é sinalizada por três anúncios da Paixão: Lucas 9, 22; Lucas 9, 44; Lucas 18,32-33

  3. Três anúncios da Paixão. * Jesus através da pregação da Boa Nova, em sua atividade Missionária, faz surgir o “novo”. * A novidade de Jesus abre novos caminhos e provoca aos poucos uma transformação, isto, é a tensão entre o Novo e o Antigo vão crescendo. * Jesus percebe que a Proposta da Boa Nova trazida por ele, não é entendida: O povo acha que ele é João Batista, Elias, ou algum profeta (Lc 9, 18-19).

  4. Três anúncios da Paixão. * Os discípulos influenciados pela ideologia dominante da época e do Templo (Lc 9,20-21) só aceitam Jesus como um Messias glorioso. Jesus explica para os discípulos que o caminho previsto pelos profetas é de sofrimento. Isto acontece como conseqüência do Compromisso assumido com os excluídos. O discípulo/a só poderá ser verdadeiro/a discípulo/a se carregar a cruz atrás dele. (Lc 9,22-26). Neste contexto de Crise acontece a Transfiguração de Jesus.

  5. A Transfiguração de Jesus. Lucas 9, 28: O Momento da Crise. Jesus entra em conflito com as autoridades: A sociedade daquela época, não permite o anúncio da Boa Nova do Reino, como Jesus quer fazer. Ele tem que fazer uma escolha entre continuar a missão ou voltar atas. Ele opta por continuar

  6. A Transfiguração de Jesus. Lucas 9, 28: O Momento da Crise. * Como conseqüência, a Cruz aparece não como uma possibilidade e sim, como uma certeza (9, 22). Surge novamente a tentação que exige dele nova escolha: optar entre o caminho do Messias glorioso e o caminho do Servo crucificado. Nesta hora difícil, Jesus sobe a montanha para rezar, levando consigo Pedro, Tiago e João.

  7. A Transfiguração de Jesus. 2 - Lucas 9, 29-31: Durante a Oração. Durante a oração Jesus muda de aparência: aparece glorioso do jeito que os discípulos o imaginavam. Junto com Jesus na mesma glória aparecem Moises e Elias que representam o Antigo Testamento, a Lei e os Profetas. Eles conversam com Jesus sobre o seu próprio Êxodo, que é a sua Paixão, Morte e ressurreição e que se completará em Jerusalém.

  8. A Transfiguração de Jesus. 2 - Lucas 9, 29-31: Durante a Oração. Diante dos discípulos, a Lei e os Profetas, eles confirmam que Jesus é realmente o Messias Glorioso prometido no Antigo Testamento e esperado pelo povo. Eles confirmam também, que o caminho para a glória passa pela travessia dolorosa da Cruz. Pelo seu “Êxodo,”Jesus vai quebrar o domínio e a ideologia dominante da época, que mantinha as pessoas presas dentro da visão do Messias glorioso nacionalista. Assim liberta a todos, para que possam enxergar novamente, o verdadeiro sentido do Reino de Deus.

  9. A Transfiguração de Jesus. Lucas 9,32-34: A reação dos discípulos. Eles dormiram e só acordaram no fim da Transfiguração. Viram apenas o “restinho” da Glória de Jesus. Pior é que não ouviram nada sobre o êxodo de Jesus. Toda vez que se fala da Cruz, seja no Monte da Transfiguração ou no Monte das Oliveiras (Lc 22, 45) eles “dormem”. Os discípulos ficam empolgados com a Glória de Jesus, mas não gostam da Cruz. Por isso, querem permanecer no Monte, e propõem a Jesus a construção de três Tendas.

  10. A Transfiguração de Jesus. Lucas 9, 35-36: A voz do Pai. “Este é o meu filho, o eleito, ouçam – no”!... Depois do testemunho de Moisés e Elias, agora é o próprio Pai que apresenta Jesus como Messias-Servo, que chega à Glória pela Cruz. No fim da visão, Jesus se encontra novamente só. Isto quer dizer que a partir de agora, quem interpreta a Escritura e a vontade de Deus para o povo é Jesus, só ele.

  11. A Transfiguração de Jesus. 5 - Conclusão O fato da Transfiguração de Jesus, tinha uma Mensagem importante para as primeiras comunidades, principalmente, no que diz respeito à ajuda na superação da Crise que a Cruz e o sofrimento provocavam nos discípulos/as por causa da Boa Nova do Reino E para nós hoje, qual é a importância da Transfiguração de Jesus em nossa vida de verdadeiros discípulos/as?...

  12. A Transfiguração de Jesus. Exercício: No Evangelho de Lucas existe uma semelhança muito grande entre a Cena da Transfiguração(Lc 9, 28-36) e a Cena daAgonia de Jesus no Horto das Oliveiras(Lc 22,39-46) Quais são estas semelhanças?...Enumere cada uma delas.

More Related