600 likes | 1.02k Views
SISTEMA DIGESTÓRIO. SISTEMA DIGESTÓRIO. Introdução. O ESTUDO DO SISTEMA DIGESTÒRIO É CHAMADO DE ESPLANCNOLOGIA. OBJETIVOS : - RECONHECER AS ESTRUTURAS QUE COMPÕEM O SISTEMA DIGESTORIO, - INFORMAR A FUNÇÕES DAS ESTRUTURAS QUE COMPÕEM O SISTEMA DIGESTORIO.
E N D
SISTEMA DIGESTÓRIO. Introdução O ESTUDO DO SISTEMA DIGESTÒRIO É CHAMADO DE ESPLANCNOLOGIA OBJETIVOS: - RECONHECER AS ESTRUTURAS QUE COMPÕEM O SISTEMA DIGESTORIO, - INFORMAR A FUNÇÕES DAS ESTRUTURAS QUE COMPÕEM O SISTEMA DIGESTORIO
INTRODUÇÃO AO SISTEMA DIGESTÓRIO Os animais são heterotróficos. Não são auto-suficientes. O alimento é utilizado por dois motivos. -Combustível: energia para o metabolismo celular -Fonte de blocos construtores: monômeros para biosintese celular
INTRODUÇÃO AO SISTEMA DIGESTÓRIO Digestão é hidrólise. Macromoléculas monômeros Polissacarídeos------------------monossacarídeos Proteínas-------------------------aminoácidos Acido nucléico-------------------nucleotídeo Lipídeos-------------------------- glicerol e ácido graxo
INTRODUÇÃO AO SISTEMA DIGESTÓRIO 3 tipos de estratégias dos organismos. -Sem sistema digestório - Digestão intracelular: esponjas
INTRODUÇÃO AO SISTEMA DIGESTÓRIO 3 tipos de estratégias dos organismos. -Com sistema digestório incompleto -Digestão extracelular Planária: intestinos com ramos extensos. Hidra: câmara simples com uma abertura
INTRODUÇÃO AO SISTEMA DIGESTÓRIO 3 tipos de estratégias dos organismos. -Com sistema digestório completo e seqüencial -Digestão extracelular
SISTEMA DIGESTÓRIO. Funções gerais. As funções gerais do sistema digestório incluem: - INGESTÃO - DIGESTÃO - ABSORÇÃO - EGESTÃO.
COMPONENTES ANATÔMICOS DO SISTEMA DIGESTÓRIO Canal alimentar: Boca, Faringe, Esôfago, Estômago, Intestino delgado, Intestinogrosso cloaca Órgãos acessórios: Língua, Dentes, Glândulas salivares, Fígado, Pâncreas. Função geral é transferir nutrientes orgânicos, sais e água do meio externo para o interno, onde podem ser distribuídos para as células pelo sistema cardiovascular.
SISTEMA DIGESTÓRIO - BOCA • A cavidade oral é como uma cavidade virtual. Começa na boca e termina na faringe. com os limites • rostral: lábios, • lateral: bochechas; • dorsal: palato duro, • ventral: corpo da mandíbula e músculos milohióideo • caudal: palato mole e o istmo das fauces
SISTEMA DIGESTÓRIO - BOCA.Dimensão PEIXES CAVIDADE ORAL PEQUENA. TETRAPODES CAVIDADE ORAL GRANDE
SISTEMA DIGESTÓRIO – BOCA-LÁBIOS Os lábios são pregas cutaneomiomucosas que limitam a rima da boca. A face cutânea tem-se o filtro também em carnívoros e pequenos ruminantes.
SISTEMA DIGESTÓRIO – BOCA-LÁBIOS Mais grossos em brevilíneos do que em longilíneos, Verticais nos Caucasianos e oblíquos, grossos e evertidos nos Negros.
SISTEMA DIGESTÓRIO – BOCA-LÁBIOS Os lábios dos animais domésticos servem para sucção, preensão do alimento e como órgão táctil. Diferem na forma e mobilidade de espécie para espécie, especialmente o lábio maxilar.
SISTEMA DIGESTÓRIO – BOCA-LÁBIOS Ocavalo, ovelha, cabra e carnívoros são móveis enquanto que os do bovino e suíno são pouco móveis.
SISTEMA DIGESTÓRIO - BOCA-LÁBIOS A mobilidade labial é bem reduzida nos monotremados e cetáceos
SISTEMA DIGESTÓRIO – BOCA-LÍNGUA A língua é um órgão miomucoso, constituído por uma musculatura estriada esquelética.A função da língua é muito ampla, constituindo o principal órgão do transporte dos alimentos no interior da cavidade oral, direcionando o alimento (bolo) insalivado para a faringe.
BOCA-LÍNGUA. Mobilidade Tartarugas, crocodilos, alguns pássaros, e baleias – a língua na cavidade oral, não se expõe. Cobras , lagartos insetívoros , anfíbios e alguns pássaros- língua as vezes longa e move para dentro e fora da cavidade. Mamífero – língua fixa pelo frênulo na cavidade oral mas consegue exteriorizar-se. 60 cm de língua do tamanduá bandeira.
BOCA-LÍNGUA. Funções Auxilia na apreensão dos alimentos (protátil)
BOCA-LÍNGUA. Funções Nos carnívoros há a lissa, um cordão fusiforme composto por tecido fibroso, tecido muscular e gordura, localizado ventralmente ao frênulo da língua.
BOCA-LÍNGUA. Funções Auxilia a criar pressão negativa na cavidade da boca durante a sucção.
SISTEMA DIGESTÓRIO – BOCA-LÍNGUA. Funções Auxilia a deglutição ao direcionar o alimento .
BOCA-LÍNGUA. Funções Órgão táctil - cobra Limpeza da pele e pêlos (limpeza própria ou dos filhotes)
BOCA-LÍNGUA. Funções Gustação
BOCA-DENTES Dentes: são estruturas esbranquiçadas, duras, constituídas principalmente de tecidos mineralizados, implantados nos alvéolos dentários dos ossos incisivos (exceto nos ruminantes) maxila e mandíbula e que tem a função principal de apreender, cortar e triturar os alimentos
BOCA-DENTES O dente, como estrutura anatômica isolada, possui tantas e tão peculiares características morfológicas que constitui-se em uma das mais ricas fontes de identificação disponíveis a respeito de um ser vivo: a espécie animal, a idade, as condições de vida do animal e tipo de alimentação, e outras mais,
BOCA-DENTES– Quem possui? Os dentes são encontrados entre os peixes, anfíbios e répteis e foram encontrados em aves ancestrais, porém são mais especializados nos mamíferos
BOCA-DENTES– Quem não possui dos mamíferos? Superordem: Xenarthra (edentata) Ordem Pilosa - ex. tamanduá bandeira, bicho preguiça Ordem Cingulata ex. tatu Baleias: subordem Mysticeti Barbas de baleia
BOCA-DENTES- Localização Os dentes marginais, localizados ao longo dos maxilares superiores e inferior são comuns aos vertebrados.
BOCA-DENTES- Localização Nos mamíferos domésticos são encontrados na cavidade bucal, em número que varia segundo a espécie, dispostos em fileira e implantados nos alvéolos dentários dos ossos incisivo, maxilar e mandíbula, e fixados por um conjunto de elementos altamente especializados.
BOCA-DENTES- Localização Em uma grande variedade de peixes ósseos, anfíbios e répteis, são encontrados dentes internamente a série marginal. Em teleósteos são encontrados dentes faríngeos que se estendem até os arcos branquiais, dentes estes úteis para prender e triturar os alimentos. Ex. de dentes faríngeos ordem: Cypriniformes (carpas)
BOCA-DENTES- Estrutura Anatômica e Histológica Órgão dental Dente: esmalte, dentina e polpa. Periodonto: cemento, ligamento alvéolo dentário, osso alveolar e gengiva.
BOCA-DENTES- Arcada dentária Incisivos. Dentes curtos e achatados no sentido antero-posterior, de borda livre cortante, disposição relacionada com preensão, retenção e corte de alimentos. Os incisivos são os preensores, denominados de pinças, média e cantos.
BOCA-DENTES- Arcada dentária Caninos: cônico, longo, pontiagudo, indicando função de laceração, é o dente lacerador ou perfurador. É mais volumoso do que o preensor, Os caninos são os perfuradores, possuem coroa e raiz simples.
BOCA-DENTES- Arcada dentária Pré-molares e molares. Dentes grandes, de coroa curta e larga e de função mastigatória, são os dentes mastigadores ou trituradores.
Fórmula Dentária Homem: 2 = 32 Homem (1a dentição): 2 ) = 20
BOCA-DENTES- FUNÇÕES 2 - Cortar os alimentos - carnívoros (dentes carniceiros) 1 – Apreensão de alimentos - pequenos ruminantes e eqüinos
BOCA-DENTES- FUNÇÕES 4. Ataque e defesa– canídeos e felinos. 3 - Triturar os alimentos – ruminação.
BOCA-DENTES- FUNÇÕES 5 - Fonação. Pessoas sem os dentes não conseguem pronunciar consoantes dentais.
BOCA-DENTES- FUNÇÕES 6 – Identificar a idade - eqüinos
BOCA-DENTES- FUNÇÕES 7 - Identificar o sexo – No elefante e nos extintos mamute e mastodonte o Proboscídeo - os dois 2° incisivos superiores caracterizam o macho.
BOCA-DENTES- FUNÇÕES 7 - Identificar o sexo – No eqüino só o macho tem os caninos e nas fêmeas são rudimentares.
BOCA-DENTES- FUNÇÕES 8 - Inocular veneno - cobra venenosa. Agulha de seringa.
BOCA-DENTES- FUNÇÕES 9.Transportar filhotes (cães e gatos), material para os diques (castor).
BOCA-DENTES- FUNÇÕES 10. Locomoção. A morsa (Odobenus rosmarus) usa os dois dentes caninos superiores, muito desenvolvidos, como alavancas de impulsão para arrastar-se e para desalojar moluscos do substrato do oceano
BOCA-DENTES- FUNÇÕES 11 – Apreender a fêmea no ato sexual - coelho, cobaia e eqüino
BOCA-DENTES- FUNÇÕES 12. Estética – Os dentes auxiliam os músculos da face a manter a estética.
BOCA - GLÂNDULAS SALIVARES As glândulas salivares são glândulas exócrinas que produzem e secretam a saliva, na cavidade da boca.
BOCA - GLÂNDULAS SALIVARES Glândulas Parietais ou glândulas salivares menores. São encontradas difusamente por toda a mucosa dos lábios, bochechas, palato mole e faringe. Estas glândulas possuem, principalmente, uma secreção mucosa e são denominadas de bucais, labiais, palatinas e faríngeas.
BOCA - GLÂNDULAS SALIVARES Glândulas extraparietais ou glândulas salivares maiores. Sãoaglomerados de tecido glandular localizados a uma grande distância da cavidade bucal. Suas secreções são drenadas por vários condutos que se reúnem em um ducto que desemboca na boca em lugares característicos. Produzem uma secreção mais aquosa, (serosa e mucosa), contendo a enzima ptialina (suíno e homem), que desempenha papel na digestão dos carboidratos. Glândulas: parótida, mandibular, sublingual e zigomática.