1 / 27

FELICIDADE

FELICIDADE. As bem aventuranças Mateus 5:3-12. As bem aventuranças (Mateus 5:3-12). A vontade de Deus é que sejamos felizes. Deus quer que sejamos abençoados. E nos concede princípios por meio dos quais podemos sê-lo. As bem aventuranças (Mateus 5:3-12).

yori
Download Presentation

FELICIDADE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. FELICIDADE

  2. As bemaventuranças Mateus 5:3-12

  3. As bem aventuranças (Mateus 5:3-12) A vontade de Deus é que sejamos felizes. Deus quer que sejamos abençoados. E nos concede princípios por meio dos quais podemos sê-lo.

  4. As bem aventuranças (Mateus 5:3-12) 1Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, 2e ele começou a ensiná-los, dizendo: 3“Bem aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus. 4Bem aventurados os que choram, pois serão consolados. 5Bem aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.

  5. As bem aventuranças (Mateus 5:3-12) 6Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos. 7Bem aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia. 8Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus. 9Bem aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.

  6. As bem aventuranças (Mateus 5:3-12) 10Bem aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. 11Bem aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. 12Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.

  7. 3 “Bem aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus. 4Bem aventurados os que choram, pois serão consolados. Há uma sequência lógica nestes versículos: As duas primeiras bem-aventuranças levam a pessoa a reconhecer sua total dependência de Deus e a buscar o Consolador de sua alma. Até esse ponto temos olhado introspectivamente.

  8. 5Bemaventuradososhumildes, poiselesreceberão a terra porherança. Mas com esta terceira, entramos na área do relacionamento pessoal. A mansidão trata do meu relacionamento com outras pessoas.

  9. As bem aventuranças (Mateus 5:3-12) 6Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos. Mateus 5:6 (RA) “Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão fartos”

  10. Você tem “fome e sede” de que? • Comida • Felicidade • Bênçãos (coisas) • Experiências • Saúde, Beleza, Prazeres, Poder, Elogios • Paz Semprequealguémpõe“estascoisas” acima da justiça, quanto à ordem de prioridade, talesforçoestácondenadoaofracasso.

  11. O coração de cadapessoa no mundo, cristãoouincrédulo, foicriado com umafome de Deus. Mas o homemtentasatisfazerestafome de Deus com tudoquehá de errado. Jeremias 2:13 “Porquedois males cometeu o meupovo: a mim me deixaram, o manancial de águasvivas, e cavaramcisternas, cisternasrotas, quenãoretêm as águas”

  12. Osverbos no gregosãomuito fortes. “Peinao” significaestarnecessitado, sofrer de fomeprofunda. A palavra“dipsao” trazemsi a idéia de sede de verdade. Estárelacionado a um grande e intensodesejo.

  13. Mateus 5:6 (RA) “Bemaventuradososque tem fome e sede de justiça, porqueserãofartos”

  14. A justiça, na Bíblia, tem pelo menos três aspectos: 1. LEGAL É a justificação, um relacionamento certo com Deus. 2. MORAL É a justiça de caráter e de conduta que agrada a Deus. 3. SOCIAL

  15. 1. Legal 2. Moral 3. Social A justiça bíblica é mais do que um assunto particular e pessoal. É a busca pela libertação do homem da opressão, junto com a promoção dos direitos civis, da integridade nos negócios e da honra no lar e nos relacionamentos familiares.

  16. A justiça, “dikaiosuna” no grego, oujustificação, significa“seríntegro com Deus”. A únicaverdadeirafelicidadenavida é seríntegro com Deus.

  17. Romanos 5:1 (RA) “Justificados, pois, mediante a fé, temospazcom Deuspormeio de nossoSenhor Jesus Cristo” JustiçaPrópria X Justiça de Deus

  18. Romanos 5:1 (RA) “Justificados, pois, mediante a fé, temospazcom Deuspormeio de nossoSenhor Jesus Cristo”

  19. Mateus 5:20 (RA) “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em uito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus”

  20. As pessoasquepensamter a justiçanãosãofelizes; bem-aventuradassão as pessoasquesabemquenão a tem. Quandovocêpensaque é justo, aí é quevocêcorremaisperigo do quenunca. Vocêestásatisfeitoconsigomesmo?

  21. CONCLUSÃO Mateus 6:33 (RA) “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas”

  22. “Terfomenão é suficiente. Precisaestar “morrendo de fome” para saber o que o coração de Deus reservaparamim” J. N. Darby FILHO PRÓDIGO Quandotevefome, elefoi comer a comida dos porcos. Mas quandoestavamorrendo de fome, elefoipara a casa de seupai.

  23. O segredo do crescimento espiritual está no apetite espiritual Os que comem pouco, pouco crescerão; os que comem muito, muito crescerão O crescimento, o desenvolvimento e a saúde espirituais estão inseparavelmente unidos ao apetite espiritual

  24. As 4 primeiras Bem-Aventuranças revelam uma progressão espiritual muito lógica: 1. Temos de ser “humildes de espírito” , reconhecendo nossa completa e total falência espiritual diante de Deus. 2. Temos de “chorar” por causa disto, por causa dos nossos pecados: a corrupção de nossa natureza decaída, e o poder do pecado e da morte no mundo.

  25. 3. Temos de ser “mansos”, humildes e gentis para com os outros, permitindo que nossa pobreza espiritual (confessada e chorada) condicione o nosso comportamento em relação a eles e também para com Deus. 4. Temos de ter “fome e sede de justiça”. Pois de que vale confessar e lamentar o nosso pecado, ou reconhecer a verdade a nosso respeito diante de Deus e dos homens, se pararmos aí?

More Related