1 / 25

Psicologia social e do trabalho

Psicologia social e do trabalho. Nadja Villela Terapeuta Ocupaional CREFITO11/12376TO. HISTÓRICO.

zan
Download Presentation

Psicologia social e do trabalho

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Psicologia social e do trabalho Nadja Villela Terapeuta Ocupaional CREFITO11/12376TO

  2. HISTÓRICO A Psicologia Social começa a se desenvolver como estudo científico, sistemático, após a Primeira Guerra Mundial, juntamente com outras ciências sociais, procurando compreender as crises e convulsões que abalam o mundo. Começa estudando fenômenos de liderança, opinião pública, propaganda, preconceito, mudanças de atitude etc.

  3. HISTÓRICO É nos Estados Unidos, com sua tradição pragmática que a PΨ atinge seu auge após a Segunda Guerra Mundial, através de pesquisas e experimentos que procuravam procedimentos e técnicas de intervenção nas relações sociais para garantir uma vida melhor para os homens. Procedimentos e técnicas de intervenção nas relações sociais Garantir uma vida melhor para os homens.

  4. HISTÓRICO • No Brasil assim como na America Latina a influência maior foi norte-americana • Sendo assim eram reproduzidos aqui pesquisas e procedimentos técnicos adaptando-os as necessidades da sociedade sem mesmo produzir nada de novo. • No Brasil através no encontro da Associação Brasileira de PΨchegou-se a conclusãode que era imprescindível ao Psicólogo Social seu contato com outros cientistas sociais, tradicionalmente comprometidos com o estudo da realidade social brasileira.

  5. IDEIAS GERAIS EM PSICOLOGIA SOCIAL • SER HUMANO X GRUPOS E PROCESSOS HISTÓRICOS • CONTEXTO HISTÓRICO X PADRÃO SOCIAL – LEIS - GRUPOS • PAPÉIS SOCIAIS – VÁRIOS – CADA UM EXIGE DE VOCÊ ALGO • INDIVIDUALIDADE, • IDENTIDADE SOCIAL, • CONSCIÊNCIA-DE-SI-MESMO

  6. Conteúdo programático do curso dePsicologia Social · Psicologia Social: Conceitos e Histórico; · Psicologia Social no Brasil; · Psicologia Social e disciplinas afins; · Críticas da Psicologia Social; · O Fenômeno Psicológico; · Subjetividade, Identidade e Contexto Social; · Constituição da Subjetividade e identidade; · Identidade e Processo de Individuação; · Identidade e Sintomas Sociais; · O papel das instituições na vida das pessoas; · O Processo de Institucionalização; · Instituições, Organizações e Grupos; · Instituições totais; · Poder, ideologia e alienação; · Categorias da Psicologia Social (Educação, comunidade, trabalho...);

  7. Conteúdo programático do curso dePsicologia Social · Percepção Social; · Atribuição de Causalidade; Teoria das Representações sociais; · Abordagem Estrutural; · Temas emergentes em Psicologia Social; · Processo de Socialização, grupos sociais e papéis sociais; · Contribuições e intervenções da Psicologia Social; · Na Escola; · Atividade clínica; · Organizações; · Ação Comunitária; · Referências bibliográficas.

  8. LANE, Silvia T. Maurer. O que é Psicologia Social. 15. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989. LANE, Silvia T. Maurer. O que é Psicologia Social. 15. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989. A Psicologia estuda o comportamento humano, e assim parece óbvio que a Psicologia Social estuda o comportamento social. No entanto é preciso saber quando o comportamento se torna social, ou se são possíveis comportamentos não sociais nos seres humanos.

  9. COM O QUE SE PREOCUPA A PSICO SOCIAL? A Psicologia Social se preocupa com o comportamento que individualiza o ser humano, porém, ao mesmo tempo precisa considerar que os comportamentos se diferem a partir das características da espécie, dentro de determinadas condições ambientais. o comportamento que individualiza o ser humano Considera que os comportamentos se diferem - A partir das características da espécie - Dentro de determinadas condições ambientais.

  10. COM O QUE SE PREOCUPA A PSICO SOCIAL? As emoções também são submetidas às influências sociais, e assim aprendemos o que nos alegra ou não, o que nos assusta, o que é bom, em fim, os significados que damos às nossas ações através das palavras que usamos para descrevê-las. Emoçõesinfluências sociais aprendemos sentimentos Significados Ações Palavras para descrevê-las

  11. COM O QUE SE PREOCUPA A PSICO SOCIAL? A Psicologia Social se preocupa em conhecer como o homem se insere no processo histórico sendo determinado por ele e principalmente transformando a sociedade em que vive. Psicologia Social homem x processo histórico transformando a sociedade

  12. COM O QUE SE PREOCUPA A PSICO SOCIAL? Ser Humano e Grupos Contexto Histórico e um Padrão Social O Padrão Social é composto por práticas consideradas essenciais Isso gera a criação de normas para que o indivíduo não fuja ao padrão Normas institucionalizadas LEIS para garantir a Manutenção do Grupo Social.

  13. COM O QUE SE PREOCUPA A PSICO SOCIAL? Cada grupo social possui normas que regem a relação entre os seus membros, e isso estabelece os PAPEIS SOCIAIS. TEMOS VÁRIOS PAPEIS SOCIAIS: um completa o outro. PARA CADA UM: EXPECTATIVAS DE COMPORTAMENTOS MAIS OU MENOS DEFINIDOS.

  14. COM O QUE SE PREOCUPA A PSICO SOCIAL? Características apreendidas nas relações grupais os indivíduos se descobrem diferentes e distintos dos outros Assim as pessoas têm suas identidades sociais NOSSA IDENTIDADE SOCIAL É: O CONJUNTO DE PAPEIS QUE DESEMPENHAMOS.

  15. CONSCIÊNCIA DE SI HISTÓRIA DA SOC E GRUPO SOC – EXPLICA MTO SOBRE NÓS “Quando encontrarmos as razões históricas da nossa sociedade e do nosso grupo social capazes de explicar por que agimos hoje da forma como fazemos é que estaremos desenvolvendo a consciência de nós mesmos.”

  16. CONSCIÊNCIA DE SI Consciência de si X identidade social X grupos que nos definem PAPÉIS SOCIAIS com suas determinações e funções histórica “Assim a consciência de si poderá alterar a identidade social, na medida em que, dentro dos grupos que nos definem questionamos os papéis quanto a sua determinação e função histórica.”

  17. CONSCIÊNCIA DE SI E FAMÍLIA A família: é o grupo necessário para garantir a sobrevivência do individuo é natural e universal  na sua função de reprodução dos homens. A instituição familiar é regida por leis e normas. FAMÍLIA - INDIVÍDUO E SUA IDENTIDADE – (RE)CONHECER A IDENTIDADE CULTURAL

  18. CONSCIÊNCIA DE SI E FAMÍLIA Com relação ao indivíduo, em sua socialização primária, a família é responsável durante o processo de desenvolvimento do individuo pelo seu cuidar, até que este se perceba distinto dos outros e assim possa se identificar emocionalmente, criar uma representação do mundo que vive, sendo para este individuo criança, possível apenas um mundo.

  19. CONSCIÊNCIA DE SI E ESCOLA Da mesma forma que a família, a educação também é institucionalizada. Sua estrutura de disciplinas é programada para cada série, e no fim de cada período é dado um veredito, aprovado ou não.

  20. CONSCIÊNCIA DE SI E TRABALHO Desta forma o capitalismo implica na existência de duas classes sociais: uma que detém o capital e os meios de produção, e outra que vende sua força de trabalho. Conforme o lugar onde o indivíduo se inserir, dele será esperado o desempenho  de determinadas atividades em prol da manutenção das relações de produção e das classes sociais.

  21. CONSCIÊNCIA DE SI E TRABALHO Numa sociedade que dita a importância da competitividade, este individuo continuará sua vida diárias se esforçando para ser o melhor possível se esquecendo de que todos estão fazendo o mesmo.

  22. CONSCIÊNCIA DE SI E TRABALHO A sociedade capitalista atual promove a separação entre o homem e o seu produto de trabalho, logo esta fragmentação permite que o homem continue produzindo, mas não cabe a ele a decisão. Ele continua transformando o mundo, mas não decide sobre esta transformação. O trabalho remunerado e todas as suas implicações, constantemente estão influenciando nas relações sociais que se propõem comunitárias.

  23. CONSCIÊNCIA DE SI E TRABALHO Desta forma o capitalismo implica na existência de duas classes sociais: uma que detém o capital e os meios de produção, e outra que vende sua força de trabalho. É esta contradição fundamental do capitalismo que a ideologia dominante procura encobrir. Conforme o lugar onde o indivíduo se inserir, dele será esperado o desempenho  de determinadas atividades em prol da manutenção das relações de produção e das classes sociais com tais.

  24. CONSCIÊNCIA DE SI E TRABALHO As condições de trabalho e as atividades exigidas para a sua realização faz compreender como se processa a nível individual, a alienação ou a consciência social. A divisão do trabalho em nossa sociedade faz com que a cooperação entre muitos seja mediada pela maquina e não mais pela comunicação. É neste processo que o trabalhador se despersonaliza; suas ações são apenas força de trabalho, na medida que ele deixa de pensar suas próprias ações em termos de cooperação com os colegas.

  25. OBRIGADA!!! Nadja Villela Terapeuta Ocupaional CREFITO11/12376TO

More Related