1 / 15

O SAEB e a Prova Brasil 2011

O SAEB e a Prova Brasil 2011. Programação. Material Treinamento. As apresentações de slides que serão utilizadas neste treinamento estarão disponíveis no endereço eletrônico abaixo: http://www.cespe.unb.br/capacitacao/pb2011. Dúvidas posteriores.

suchin
Download Presentation

O SAEB e a Prova Brasil 2011

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O SAEB e a Prova Brasil 2011

  2. Programação

  3. Material Treinamento As apresentações de slides que serão utilizadas neste treinamento estarão disponíveis no endereço eletrônico abaixo: http://www.cespe.unb.br/capacitacao/pb2011

  4. Dúvidas posteriores As dúvidas posteriores a este treinamento devem ser encaminhadas aos Coordenadores Estaduais de Logística ou, se for o caso, diretamente ao CESPE/UnB para os contatos abaixo:

  5. Plantão para dúvidas e emergências nos dias da aplicação

  6. SAEB e PROVA BRASIL 2011 O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB, desde a sua implantação em 1990, estruturou-se com o objetivo principal de oferecer subsídios para a formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas.

  7. SAEB e PROVA BRASIL 2011 Pela Portaria Ministerial n.° 931, de 21 de março de 2005, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – Saeb foi reinstituído de forma que passou a ser composto por dois processos de avaliação. • A Avaliação Nacional da Educação Básica – ANEB. • A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – ANRESC.

  8. SAEB e PROVA BRASIL 2011 Para aproveitar os nomes já conhecidos, a Avaliação Nacional da Educação Básica – ANEB está sendo chamada de SAEB, e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – ANRESC de Prova Brasil.

  9. Foco e Objetivos O SAEB permite produzir resultados de desempenho dos alunos brasileiros, conforme os estratos amostrais; permite também a promoção de estudos que investiguem a equidade e a eficiência dos Sistemas e Redes de Ensino que relacionem o desempenho dos alunos aos fatores a eles associados.

  10. Foco e Objetivos O SAEB será aplicado a uma amostra de alunos de 4.ª série (ou 5.º ano) e 8.ª série (ou 9.º ano) do EF e da 3.ª série do EM, das redes públicas urbanas e rurais e particulares do país. Avaliará o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática.

  11. Foco e Objetivos São objetivos gerais da Prova Brasil: • avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas, de forma que cada unidade escolar receba o resultado global; • melhorar os padrões de qualidade e equidade da educação brasileira e prestar contas dos seus resultados à sociedade em geral; • fornecer informações para o poder público, definir ações voltadas para superação dos problemas identificados e dirigir apoio técnico e financeiro para o aperfeiçoamento das redes de ensino e redução das desigualdades.

  12. Foco e Objetivos A Prova Brasil será aplicada aos alunos de 5.º ano (4.ª série) e 9.º ano (8.ª série) do EF, das escolas públicas urbanas e rurais, com pelo menos 20 alunos matriculados na série avaliada, nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática.

  13. Abrangência Em 2011, estima-se que o SAEB e a Prova Brasil abrangerão aproximadamente 5.974.000 alunos, sendo 3.053.000 do 5.º ano (4.ª série) do ensino fundamental e 2.921.00 do 9.º ano (8.ª série) do ensino fundamental. Além disso, para compor a amostra da ANEB serão agregados 118.500 alunos, estimando–se um total de 6.092.500 alunos para as duas avaliações.

  14. Participação das Escolas O comprometimento dos participantes é fundamental para a qualidade dos resultados apurados, e é fundamental que a escola ou rede participe para que tenha seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) calculado.

  15. Participação das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação As secretarias de Educação são o elo do Inep com todas as escolas avaliadas, sejam estaduais, municipais ou particulares (no caso do Saeb), e ajudam a articular e viabilizar a aplicação da prova nos estados.

More Related