1 / 16

" Tomai Cuidado da Avareza ..."

O Rico insensato. " Tomai Cuidado da Avareza ...". Nessa noite devolverás tua vida. "A Vida não depende da abundância dos bens que temos". Todos nós desejamos segurança, felicidade... Mas onde a podemos encontrar? - Muitos a procuram nas COISAS, nos bens terrenos e, para isso,

agatha
Download Presentation

" Tomai Cuidado da Avareza ..."

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O Rico insensato "Tomai Cuidado da Avareza..." Nessa noite devolverás tua vida "A Vida não depende da abundância dos bens que temos"

  2. Todos nós desejamos segurança, felicidade... Mas onde a podemos encontrar? - Muitos a procuram nas COISAS, nos bens terrenos e, para isso, se dedicam febrilmente em empreendimentos grandiosos e lucrativos. Às vezes basta a simples visita de um ladrão, o fracasso nos negócios, o desemprego, uma doença... e lá se vai o que acumularam...

  3. - Outros buscam segurança e felicidade nas PESSOAS, e quantas vezes acabam profundamente decepcionados... Percebem que, o que este mundo oferece, não é suficiente para estancar a sede de felicidade. Só Deus pode nos tornar plenamente felizes... As Leituras bíblicas aprofundam essa Verdade:

  4. A 1ª Leitura lembra a situação insuportável do povo de Deus pela ganância dos poderosos de então. Isso levou o autor sagrado a afirmar: "Vaidade das vaidades, tudo é vaidade". (Ecle 1,2; 2,21-23) * Essa afirmação é atribuída a Salomão que, apesar de ser um rei sumamente sábio, rico e poderoso, lembrava que as coisas terrenas são passageiras, uma "bolha" de sabão e convidava ao desapego delas.

  5. Na 2ª Leitura, Paulo nos exorta a mesma coisa: "Se ressuscitastes com Cristo, procurai as coisas do alto... e não as da terra... " (Cl 3, 1-5.9-11)

  6. No Evangelho, Cristo denuncia a cobiça e a preocupação exagerada pelos bens terrenos... (Lc 12,13-21) - Um desconhecido pede a Jesus para resolver um problema de herança. - Jesus se recusa, porque é difícil fazer justiça quando existe cobiça. E adverte: "Tomai cuidado contra todo tipo de GANÂNCIA... a vida de um homem não consiste na abundância de bens..."

  7. - Para ilustrar essa verdade, conta aParábola do RICO INSENSATO, que construiu grandes celeiros para armazenar a colheita abundante, pensando assim ter segurança para viver tranquilamente. Pura ilusão: Naquela mesma noite veio a morrer... e se apresentou de mãos vazias diante de Deus...

  8. - E Jesus conclui: "Assim acontece com quem guarda tesouros para si e não é rico diante de Deus." * O pecado foi "acumular apenas para si". Não agradeceu a Deus, nem partilhou com os irmãos.

  9. A ganância pelos bens terrenos é a causa de muitos males... Quantas brigas e divisões em família... na divisão da herança! Quantas lutas... para vencer o concorrente... e ter mais! Quantas injustiças e corrupção... no desejo insaciável de bens! Quantas discriminações: porque as pessoas valem pelo que têm!

  10. Pura ilusão: A fonte da vida está só em Deus... E a morte nos convence dessa dura realidade... A parábola não se destina apenas àqueles que têm muitos bens; mas destina-se a todos aqueles que (tendo muito ou pouco) vivem obcecados com os bens, orientam a sua vida no sentido do "ter" e fazem dos bens materiais os deuses, que condicionam a sua vida e o seu agir.

  11. O ensinamento de Jesus toca em cheio os cristãos encantados com o capitalismo neoliberal e sua apologia do lucro e do acúmulo de bens. Ficam anestesiados diante das necessidades dos irmãos. Cristãos vivendo na riqueza, enquanto muitos irmãos na fé vivem na indigência, sem experimentarem a solidariedade dos seus irmãos e irmãs na fé abastados.

  12. Hoje em dia é muito comum pôr tudo no seguro... Há seguro de vida, para carros, roubos, incêndios, acidentes... Nossa vida também deve ser assegurada. Mas a vida eterna não pode ser assegurada com as riquezas desse mundo... e sim com os tesouros reconhecidos por Deus. O dinheiro nos dá a falsa sensação de segurança.

  13. O único fundamento seguro de nossa existência é Deus... E, nele, o próprio dinheiro adquire outro sentido: Não será mais instrumento de SEPARAÇÃO entre os homens, mas sim de COMUNHÃO, um sinal de amor... Onde estamos depositando a nossa segurança e construindo a nossa felicidade? Não nos esqueçamos: nosso coração foi feito por Deus, e apenas em Deus encontrará a verdadeira e plena felicidade...

  14. Estamos celebrando o mês vocacional. A Vocação é um dom gratuito, um chamado, um convite, uma proposta de Deus, que se apresenta à nossa liberdade e nos pede uma tomada de decisão. Esse chamado é um grande mistério de amor entre nós e Deus, que conhece bem o coração de cada um. Nesse domingo, queremos lembrar de modo especial a Vocação Sacerdotal. Aos nossos Padres, a nossa gratidão e a nossa prece!...

  15. Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS - 04.08.2013

  16. MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Hino CF 2010 Compositores: João Roth Machado/Pe José Weber Acesse o Endereço: http://www.buscandonovasaguas.com

More Related