80 likes | 297 Views
Terapêutica das Doenças Hematológicas Malignas ( DHM). Definições e Classificação :. Leucémias - são DHM, derivadas das células hematopoiéticas que inicialmente pro- liferam na medula óssea antes de se disseminarem.São classificadas de acordo com
E N D
Terapêutica das Doenças Hematológicas Malignas ( DHM) Definições e Classificação : Leucémias - são DHM, derivadas das células hematopoiéticas que inicialmente pro- liferam na medula óssea antes de se disseminarem.São classificadas de acordo com as células de origem - Linfocíticas (LL) e mielóides (LM). As LM abrangem os granulócitos,monócitos,eritrócitos e plaquetas. As leucémias podem ainda classificar-se em agudas (LLA;LMA) e crónicas (LLC;LMC).As agudas são caracterizadas pela proliferação de células hematopoiéticas imaturas(blastos) que aparecem na medula e no sangue periférico .As crónicas estão associadas a proliferação de células madura
Linfomas - são um grupo heterogéneo de DHM,que afectam o sistema linfático. Podem surgir dentro dos gânglios linfáticos ou fora,envolvendo o tecido linfóide do aparelho GI,SNC e outros locais. Existem 2 principais tipos de linfomas - Hodgkin (DH) e não - Hodgkin. Distin- guem-se pelas caracteristicas histológicas. Plasmocitomas - incluem um grupo de neoplasias que teem origem nos plas- mócitos (células secretoras de imunoglobulinas),verificando-se uma produção excessiva de imunoglobulina monoclonal.Se é a IgM que predomina a doença chama-se macroglobulinémia de Waldenstrom. Se são as outras imunoglobulinas que predominam a doença é designada por Mieloma Multiplo.
TERAPÊUTICA FARMACOLÓGICA DE : LLA - Citotóxicos mais usados na fase de indução: Vincristina, Prednisona, Asparaginase com ou sem Antraciclina. Principais problemas- neurotoxicidade da Vincristina e toxicidade pancreática da Asparaginase. Prevenção do SNC - terapêutica intratecal com Citarabina, Metotrexato e Hidro- cortisona. Um grave risco é aleucoencéfalopatia causada pelo MTX. LLC - Citotóxicos usados: Clorambucil com ou sem Prednisona Fludarabina Em situações de resistência há indicação para o Alentuzumab Problema importante - infecções devido á hipoglobulinémia caracteristíca da LLC e também aos citotóxicos ( a imunossupressão do antimetabolito).
LMA - A terapêutica de 1ª linha é a utilização de uma Antraciclina e Citarabina A escolha da Antraciclina recai sobre a Daunorrubicina, Idarrubicina.A Mitoxantrona é tambem uma alternativa ás Antraciclinas. A reacção adversa mais temível das antraciclinas é a cardiotoxicidade que é cumulativa. A associação dos dois tipos de fármacos causa mielotoxicidade que em hematooncologia é um aspecto desejável,desde que se use terapêutica adjuvante adequada. A lise tumoral muito intensa pode causar IRA, se não se fizer profilaxia com alopurinol, hidratação e alcalinização. A mucosite é muito dolorosa, levando á necessidade de se instituir Nutrição Parentérica.
LMC - Existe uma progressiva leucocitose que se associa a um progressivo aumento da viscosidade sanguínea que pode originar AVC e leucoestase pulmonar. Terapêutica : A Hidroxiureia é um fármaco de 1ª linha, que substitue com vantagem o Bussulfano. O Interferão alfa utiliza-se em associação com a Hidroxiureia. Existe actualmente uma nova e promissora via terapêutica:Os inibidores da tirosina cinase, como o Imatinib. Estes,como o nome indica, vão ini- bir a fosforilação de substractos indispensáveis á proliferação dos glóbulos brancos.
Linfoma de Hodgkin : Na terapêutica desta doença são principalmente usados 2 regimes em que se utilizam associações de 4 citotóxicos : MOPP- Clorometina, Vincristina, Procarbazina e Prednisona ABVD - Doxorrubicina, Bleomicina, Vimblastina e Dacarbazina O ABVD é preferível visto que causa menor risco de mielotoxici- dade, emese e neoplasias secundárias.
Linfoma não Hodgkin A terapêutica mais usada é o regime CHOP - Ciclofosfamida; Doxo- rubicina, Vincristina e Prednisona. Os doentes que respondem inicialmente á terapêutica e depois recaem são tratados com outro regime com o qual, teóricamente, não existe resistência, tal como ESHAP(Etoposido, Metilpredni- solona, Citarabina e Cis -Platina) ou MINE(Mesna, Ifosfamida, Mitoxantrona e Etoposido. No linfoma de baixo grau e folicular utiliza-se o Rituximab
Mieloma Múltiplo O regime mais utilizado é o VAD - Vincristina,Adriamicina e Dexa- metasona. Os doentes mais idosos são tratados com alquilantes orais(Melfalam) e Prednisolona. Recentemente foi introduzido o Bortezomib (Inibidor do proteosoma) como uma 2ªlinha. As lesões osteolíticas são típicas desta patologia e podem ser atenuadas com o uso de Bifosfonatos como o Pamidronato e ac.zoledrónico. É frequente nestes doentes o aparecimento de lesões renais.