1 / 10

1. Definições

1. Definições

gary-lynch
Download Presentation

1. Definições

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 1. Definições Resenha-resumo:     É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de um espetáculo, sem qualquer crítica ou julgamento de valor. Trata-se de um texto informativo, pois o objetivo principal é informar o leitor.Resenha-crítica:     É um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião, também denominado de recensão crítica.

  2. 2. O que deve constar numa resenha crítica?Devem constar: - O título da resenha- A referência bibliográfica da obra - O resumo ou síntese do conteúdo- A avaliação crítica

  3. 3. O título da resenha     O texto-resenha, como todo texto, tem título, e pode ter subtítulo, conforme os exemplos, a seguir:Título da resenha: Astro e vilãoSubtítulo: Perfil com toda a loucura de Michael JacksonLivro: Michael Jackson: uma Bibliografia não Autorizada (Christopher Andersen) - Veja, 4 de outubro, 1995Título da resenha: Com os olhos abertosLivro: Ensaio sobre a Cegueira (José Saramago) - Veja, 25 de outubro, 1995

  4. 4. A referência bibliográfica do objeto resenhadoConstam da referência bibliográfica:- Nome do autor- Título da obra- Nome da editora- Data da publicação- Lugar da publicação- Número de páginas- Preço

  5. Obs.: Às vezes não consta o lugar da publicação, o número de páginas e/ou o preço.Os dados da referência bibliográfica podem constar destacados do texto, num "box" ou caixa.Exemplo: Ensaio sobre a cegueira, o novo livro do escritor português José Saramago (Companhia das Letras; 310 páginas; 20 reais), é um romance metafórico (...) (Veja, 25 de outubro, 1995).

  6. 5. O resumo do objeto resenhadoO resumo que consta numa resenha apresenta os pontos essenciais do texto e seu plano geral.- Pode-se resumir agrupando num ou vários blocos os fatos ou ideias do objeto resenhado.- Pode-se também resumir de acordo com a ordem dos fatos, das partes e dos capítulos.

  7. 6. Como se inicia uma resenhaPode-se começar uma resenha citando-se imediatamente a obra a ser resenhada. Veja o exemplo:"Língua e liberdade: por uma nova concepção da língua materna e seu ensino" (L&PM, 1995, 112 páginas), do gramático Celso Pedro Luft, traz um conjunto de ideias que subvertem a ordem estabelecida no ensino da língua materna, por combater, veementemente, o ensino da gramática em sala de aula.

  8. Outra maneira bastante frequente de iniciar uma resenha é escrever um ou dois parágrafos relacionados com o conteúdo da obra. Observe o exemplo da resenha sobre o livro "História dos Jovens" (Giovanni Levi e Jean-Claude Schmitt), escrita por Hilário Franco Júnior (Folha de São Paulo, 12 de julho, 1996):O que é ser jovem (Hilário Franco Júnior)     Há poucas semanas, gerou polêmica a decisão do Supremo Tribunal Federal que inocentava um acusado de manter relações sexuais com uma menor de 12 anos. A argumentação do magistrado, apoiada por parte da opinião pública, foi que "hoje em dia não há menina de 12 anos, mas mulher de 12 anos". (...)

  9. 7. A críticaA resenha crítica não deve ser vista ou elaborada mediante um resumo a que se acrescenta, ao final, uma avaliação ou crítica. A postura crítica deve estar presente desde a primeira linha, resultando num texto em que o resumo e a voz crítica do resenhista se interpenetram.     O tom da crítica poderá ser moderado, respeitoso, agressivo etc..     Deve ser lembrado que os resenhistas - como os críticos em geral - também se tornam objetos de críticas por parte dos "criticados“. Portanto deve-se ter responsabilidade com aquilo que se escreve.

  10. Assim...Há, evidentemente, numerosas outras maneiras de se iniciar e fazer um texto-resenha. O importante desse tipo de texto é tornar sua leitura cativante, de maneira criativa; a fim de levar o leitor a interessar-se pela obra resenhada.Profa. Íris Cristine OdízioReferência:http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php

More Related