1 / 27

GESTÃO ESTRATÉGICA Balanced Scorecard

GESTÃO ESTRATÉGICA Balanced Scorecard. ADMINISTRAÇÃO. Prof. Laércio. Estratégia. Relação entre GE e BSC. Missão Por que existimos. Visão Em que acreditamos. Estratégia Nosso plano de ação. BSC - Balanced Scorecard Implementação e Foco. Resultados Estratégicos.

halona
Download Presentation

GESTÃO ESTRATÉGICA Balanced Scorecard

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. GESTÃO ESTRATÉGICABalanced Scorecard ADMINISTRAÇÃO Prof. Laércio

  2. Estratégia

  3. Relação entre GE e BSC Missão Por que existimos Visão Em que acreditamos Estratégia Nosso plano de ação BSC - Balanced Scorecard Implementação e Foco Resultados Estratégicos Acionistas Satisfeitos Clientes Encantados Processos Eficazes Colaboradores Motivados

  4. Balanced Scorecard Uma BOA Estratégia não basta Sua IMPLEMENTAÇÃO é a chave 9 entre 10 empresas falham na EXECUÇÃO da ESTRATÉGIA Por que? Porque não contam com um modelo de gestão que TRADUZA a Estratégia AÇÃO.

  5. Balanced Scorecard PAINEL DE CONTROLE OBJETIVOS • Esclarecer a Visão e a Estratégia; • Comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas; • Melhorar o feedback e o aprendizado estratégico.

  6. Balanced Scorecard Medições que impulsionam o desempenho (Robert Kaplan)

  7. O Balanced Scorecard “O Balanced Scorecard é mais do que um sistema de medidas táticas ou operacionais. Empresas inovadoras estão utilizando o scorecard como um sistema de gestão estratégicapara administrar a estratégia a longo prazo.” Fonte: A Estratégia em Ação – Balanced Scorecard. Robert S. Kaplan e David P. Norton

  8. ORIGEM DO BSC • Robert Kaplan e David Norton realizaram um estudo intitulado Measuring Perfomance in the Organization of the Future ao longo de um ano, a partir de um scorecard corporativo usado pela Analog Devices (empresa fabricante de semicondutores, sediada nos EUA, que já elaborava medidas de desempenho baseadas não somente em indicadores financeiros) somado a outras idéias enunciam, no início da década de 1990, o Balanced Scorecard.

  9. ORIGEM DO BSC • Segundo KAPLAN e NORTON (1997), “ As empresas não conseguem mais obter vantagens competitivas sustentáveis apenas com a rápida alocação de novas tecnologias e ativos físicos, e com a excelência da gestão eficaz dos ativos e passivos financeiros”.As organizações saíram da competição da era industrial e agora buscam a competitividade necessária para a era da informação.

  10. COMO FUNCIONA? • No BSC a comunicação se dá por meio de uma estrutura lógica, baseada no gerenciamento das metas estabelecidas, possibilitando aos gestores realocar recursos físicos, financeiros e humanos, a fim de alcançar os objetivos estratégicos. Mais que uma ferramenta de mensuração de desempenho, o BSC é um tradutor da estratégia e comunicador do desempenho (KAPLAN e NORTON, 1997).

  11. BENEFÍCIOS/CONTRIBUIÇÃO • Clarear a estratégia e conseguir consenso em relação a ela; • Comunicar a estratégia a toda a organização; • Vincular os objetivos estratégicos como objetivos em longo prazo e orçamentos anuais; • Identificar e alinhar as iniciativas estratégicas; • Realizar revisões estratégicas periódicas e sistemáticas, e • Obter feedback para a estratégia e melhorá-la.

  12. As quatro perspectivas do Balanced Scorecard Finanças Visão Estratégica Processos Internos Cliente Aprendizado e Crescimento

  13. PERSPECTIVA FINANCEIRA • Como os acionistas nos vêem? • A escolha da estratégia da empresa, sua implementação e execução, estão contribuindo para os resultados positivos? Ex.: crescimento de vendas e receita, rentabilidade de produto de produto, renda por unidade e etc.

  14. PERSPECTIVA DO CLIENTE • Como os nossos clientes nos vêem? • Como os nossos esforços relativos a serviço e satisfação do cliente estão afetando os custos brutos e o lucro bruto? Ex.: Entrega em tempo hábil e sem danos, tratamento de queixas e reclamações, tratamento de chamadas de serviços e etc.

  15. PERSPECTIVA INTERNA • Qual nível de satisfação a empresa obtém na preparação e administração de processos de negócios a fim de satisfazer as necessidades dos clientes e a entrega dos serviços. Ex.: Novas vendas como porcentagem do total de vendas, ciclo de desenvolvimento de produtos

  16. PERSPECTIVA INOVAÇÃO/APRENDIZAGEM • Estamos administrando com sucesso, desenvolvendo e retendo recursos humanos, conhecimento e sistemas? Ex.: satisfação e retenção de funcionários, renda e/ou valor agregado por funcionário, novas idéias por funcionários implementadas e etc.

  17. A visão “Para satisfazer nossos acionistas,que objetivo financeiros devem ser atingidos?” Rentabilidade Crescimento Valor para acionista “Para satisfazer nossos clientes e acionistas,em quais processos internos devemos ser excelentes?” Tempo de ciclo Qualidade Produtividade “Para atingir nossas metas como nossa organização deve aprender e inovar?” “Para atingir nossos objetivos financeiros,que necessidades dos clientes devemos atender?” Inovação Mercado Imagem Aprendizado contínuo Serviço Ativos intelectuais Preço/custo Resumo: Quatro Perspectivas de Negócio Financeira Cliente Interna Balanced Scorecard converte a Estratégia em um Sistema Integrado definido através de quatro perspectivas de negócios Aprendizado e Crescimento

  18. MAPAS ESTRATÉGICOS: Modelo simples de criação de valor SETOR PÚBLICO E ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS MISSÃO Fonte: KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. Mapas Estratégicos. Rio de Janeiro: Campus.

  19. MAPA ESTRATÉGICO - PIZZARIA MEDEIROS Ser, em 2010, uma das melhores pizzarias de Montes Claros, reconhecida pela excelência no atendimento, pela variedadee pela qualidade dos seus produtos PERSPECTIVA FINANCEIRA Aumento da receita Melhoria dos lucros PERSPECTIVA CLIENTES Atrair e fidelizar Mais clientes PRESPECTIVA DOS PROCESSOS INTERNOS Melhorar qualidade das pizzas Ampliar oferta de Novos produtos Sistema eficaz de entrega PERSPECTIVA DO APRENDIZADO E CRESCIMENTO Equipe de produção e atendimento preparada Ambiente de trabalho positivo e satisfatório Sistema de informações

  20. Visão: “Ser uma Empresa Internacional de Classe Mundial” Eficácia Operacional: Menor Custo Manter Liderança de Mercado Maximizar o Mercado Reduzir os Custos Crescer incrementalmente Perspectiva Financeira Oferecer Qualidade diferenciada percebida e valorizada pelo cliente Contribuir para o desenvolvimento das comunidades em que atua Perspectiva de Clientes Perspectiva de Processos Fortalecer o atendimento e o relacionamento com o cliente Otimizar a operação de atendimento da demanda Melhorar a eficiência de Processos Produtivos Manter conformidade com a legislação ambiental Desenvolver novos produtos Melhorar a Eficácia dos Investimentos Perspectiva de Pessoas e Aprendizado Desenvolver Competências Orientar a empresa a resultados Garantir Segurança no ambiente de trabalho

  21. BSC: Objetivos Estratégicos e seus Indicadores

  22. BSC: Objetivos Estratégicos e seus Indicadores

  23. Painel de Controle Integrado Visão Estratégica Perspectiva Financeira “Para atingir o sucesso em termos financeiros, como devemos nos apresentar para os nossos acionistas?” Perspectiva Operacional “Para satisfazer nossos acionistas e clientes, em que processos internos devemos obter a excelência ?” Perspectiva Comercial “Para alcançar nossa visão, como devemos nos apresentar para nossos clientes?” Perspectiva de Desenvolvimento “Como vamos sustentar nossas habilidades para melhorar e continuar a criar valor?”

  24. VALE DO RIO DOCE - Indicador Comercial

  25. VALE DO RIO DOCE - Indicador Comercial

  26. VALE DO RIO DOCE - Indicador de Desenvolvimento

More Related