150 likes | 243 Views
APRESENTAÇÃO EDUCAÇÃO SESI CE . Cléo Fortaleza, 11 de abril 2011. Cenário Nacional da Educaçã o . Retrato do Analfabetismo no Brasil - Conceito de Analfabetismo da UNESCO e do IBGE: São consideradas analfabetas as pessoas que não conseguem ler e escrever um bilhete simples.
E N D
APRESENTAÇÃO EDUCAÇÃO SESI CE Cléo Fortaleza, 11 de abril 2011.
Cenário Nacional da Educação Retrato do Analfabetismo no Brasil - Conceito de Analfabetismo da UNESCO e do IBGE: São consideradas analfabetas as pessoas que não conseguem ler e escrever um bilhete simples.
Cenário Nacional da Educação • O índice de analfabetismo no Nordeste é quase o dobro da média nacional, enquanto o da região Sul se aproxima da metade dessa mesma média. - O analfabetismo entre pessoas de 15 anos ou mais no Nordeste é cerca de 3,4 vezes maior que no Sul.
Cenário Estadual na Educação - Um ano a mais de escolaridade total da força de trabalho determina um impacto positivo de 0,35% na taxa média anual de crescimento da renda per capita (como indicador de produtividade). - O aumento de 1% na qualidade de vida do trabalhador da indústria produz um impacto de crescimento médio na produtividade do trabalho de R$ 1.560,00 (equivalente a uma taxa de retorno de 3,5 sobre cada 1 de investimento realizado).
Cenário Estadual da Educação - A qualidade de vida do trabalhador explica em 40% a variabilidade da produtividade do trabalho, ou seja, representa a interferência desse fator sobre a produtividade. - Um trabalhador com cinco anos de escolaridade possui uma produtividade 54% superior ao trabalhador com apenas dois anos de escolaridade. - Entre 125 países analisados, o Brasil é o 66º em competitividade. A economia brasileira aparece atrás de países como o México (58º), China (54º), Índia (43º) e Chile (27º), o líder na América Latina.
Educação Básica ca Educação Continuada a EBEP a
Posicionamento Estratégico da Educação Posicionamento Estratégico de Crescimento O SESI CE, definiu que sua postura é de crescimento, ou seja de aproximação com a indústria, otimização de recursos e espaços físicos, focando na oferta de Educação na Modalidade de Jovens e Adultos no setores industriais, com baixos níveis de escolaridade e intensiva mão de obra.
Estratégias 1 Crescimento 1.1 Aplicando a gratuidade para o trabalhador da indústria 1.2 Diversificando a matriz de oferta para atender as especificidades da demanda a) implantando e ampliando os polos de EaD b) implantando e implementando os currículos contextualizados e ampliando os setores industriais c) otimizando os espaços da indústria do conhecimento para oferta de educação continuada d) investindo na ampliação de unidades móveis
Estratégias 2. Integração a) Implementando o portfólio de ações articuladas b) Ampliando a oferta de EBEP em EJA 3. Parcerias 3.1 Articulando e mobilizando projetos setoriais por meio da Parceria Público Privada 3.2 Mobilizando entidades, parceiros do ambiente regulatório da EJA, e formadores de opinião para valorização da escolaridade de adultos
Estratégias 3.1 Atuando em parceria com empresas industriais e sindicatos a) construindo o banco de boas práticas das políticas e incentivos/ações das indústrias b) prestando reconhecimento ao empresário pelo investimento em educação c) estruturando a equipe de relações com o mercado para articulação com a empresa d) mobilizando sindicatos patronais e dos trabalhadores
1) Redimensionar o RH da Educação a) Atualizar os perfis, cargos e salários 2) Elaborar o Plano de Gestão do Compulsório em Educação e em Gratuidade 3) Implantar os Projetos de Fomento 2010 - 2011 3.1) Organização do Núcleo e Polos de Educação a Distância 3.2) Implantar cinco cursos de Educação Continuada a Distância 3.3) Implantar o Plano de Reestruturação da Área de Educação 3.4) Desenvolver Campanha de Mobilização para Elevação da EB e EC Ações