1 / 11

A globalização econômica nos anos 1950 e 1960 (2ª Parte)

A globalização econômica nos anos 1950 e 1960 (2ª Parte).

Download Presentation

A globalização econômica nos anos 1950 e 1960 (2ª Parte)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A globalização econômica nos anos 1950 e 1960 (2ª Parte)

  2. Com a crescente internacionalização do processo de produção industrial ao longo da segunda metade do século XX, a antiga divisão internacional do trabalho – que classificava o mundo em países industrializados e países fornecedores de matérias-primas – deixou de retratar a realidade econômica mundial. Isso aconteceu porque, graças à ação das empresas multinacionais, a atividade industrial se dispersou pelo planeta, o que determinou que se estruturasse, no mundo, uma nova divisão internacional do trabalho, definida pelo grau de especialização da atividade industrial.

  3. NOVA DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO Nesse contexto, verifica-se a existência dos seguintes grupos de países no mundo: PAÍSES ALTAMENTE INDUSTRIALIZADOS Cuja produção envolve o uso de tecnologia bastante avançada e com alto grau de nacionalização. É o caso das tradicionais potências industriais da Europa (Alemanha, França, Reino Unido, Itália...), dos Estados Unidos, do Canadá e do Japão

  4. NOVA DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO Nesse contexto, verifica-se a existência dos seguintes grupos de países no mundo: PAÍSES DE INDUSTRIALIZAÇÃO PARCIAL/TARDIA Nos quais usa tecnologia pouco sofisticada e cm baixo grau de nacionalização. É o que ocorre, na América Latina, com o Brasil, o México e a Argentina.

  5. NOVA DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO Nesse contexto, verifica-se a existência dos seguintes grupos de países no mundo: PAÍSES DE INDUSTRIALIZAÇÃO... Caracterizada pela presença de zonas de processamento de exportações, caso dos tigres Asiáticos (Coréia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Cingapura)

  6. A EXPANSÃO DA AÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS INTERNACIONAIS • FMI • Sede em Washington; • Organização de cooperação monetária internacional; • Objetivo: intensificar o comércio entre os países (por meio de financiamentos) e tentar corrigir (pela concessão de empréstimos) possíveis distorções na economia dos países membros, causadas por desequilíbrios em suas contas externas. Os recursos do FMI originam-se basicamente das contribuições recebidas dos países membros, que participam das decisões políticas na proporção direta de suas contribuições. Isso quer dizer que os países que contribuem mais para a organização – as grandes potências – são os que decidem sobre o que fazer com os recursos e, principalmente, sobre as regras a serem seguidas para que se recebam tais recursos.

  7. O processo decisório do FMI sobre a concessão de financiamento e empréstimos explica por que às vezes essa organização é acusada de ser um instrumento de pressão das grandes potências sobre os países que necessitam de recursos

  8. O FMI contribuiu muito para intensificar o processo de globalização da economia no pós-guerra. Isso porque, entre as exigências da organização para conceder financiamentos ou empréstimos, destacavam-se as que impunham, aos países que recorriam ao fundo, a abertura de suas economias ao capital internacional e a ampliação de suas exportações, mesmo sacrificando a produção para consumo interno.

  9. A EXPANSÃO DA AÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS INTERNACIONAIS • BIRD • Sede em Washington. • Objetivos: Concessão de empréstimos aos países que necessitam de recursos financeiros para expandir sua economia. • As grandes potências detêm o controle dessa organização financeira internacional.

  10. BANCO MUNDIAL E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO O BIRD funcionou, a exemplo do FMI, como um dos polos de incremento ao processo de globalização da economia capitalista, pois seus empréstimos são acompanhados de uma série de exigências relativas à modificação da estrutura econômica dos países por ele beneficiados. E tais exigências são sempre articuladas com os interesses das grandes empresas multinacionais.

  11. CENAS DO PRÓXIMO CAPÍTULO A globalização econômica nos anos 1970 e 1980

More Related