1 / 10

EXPERIÊNCIA HUMANA NA CATEQUESE

Curso de iniciação à Catequese. EXPERIÊNCIA HUMANA NA CATEQUESE. Departamento Arquidiocesano da Catequese. ( Catequistas. Século XXI . p. 136-138). DESENVOLVIMENTO DA CATEQUESE. A Catequese, um encontro com Deus. - Lugar privilegiado para o Encontro com Jesus Cristo revelado na Sua

marjorie
Download Presentation

EXPERIÊNCIA HUMANA NA CATEQUESE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Curso de iniciação à Catequese EXPERIÊNCIA HUMANA NA CATEQUESE Departamento Arquidiocesano da Catequese (Catequistas. Século XXI. p. 136-138)

  2. DESENVOLVIMENTO DA CATEQUESE A Catequese, um encontro com Deus - Lugar privilegiado para o Encontro com Jesus Cristo revelado na Sua Palavra e no meio dos que em seu nome se reúnem; - Instrumento para colocar, “não apenas em contacto, mas em comunhão, em intimidade, com Jesus Cristo” (CT, 20); • Experiência de acolhimento da Mensagem revelada • e conversão de coração.

  3. DESENVOLVIMENTO DA CATEQUESE 1. Elementos metodológicos Uma Catequese é pois constituída por três passos ou elementos fundamentais a saber: 1. A EXPERIÊNCIA HUMANA(onde se procura)Analisarem profundidade as experiências de vida... 2. A PALAVRA(onde se pode)Descobrir que no encontro com a Palavra as nossas experiências adquirem a sua dimensão cristã, de Fé... 3. A EXPRESSÃO DE FÉ(onde se pretende) Adquirir “olhos novos” para vermos a vida... num compromisso individual e comunitário e na Celebração festiva da Fé...

  4. EXPERIÊNCIA HUMANA 1. A EXPERIÊNCIA HUMANA “A experiência faz nascer na pessoa interesses, interrogações, esperanças e sonhos, reflexões e juízos, que confluem num certo desejo de transformar a existência. A tarefa da catequese é tornar as pessoas atentas às suas experiências mais importantes, ajudá-las a analisar, à luz do Evangelho, as questões e as necessidades que nascem dessas experiências, educá-las para uma nova situação de vida”. DGC, nº 152 a

  5. EXPERIÊNCIA HUMANA 2. A EXPERIÊNCIA HUMANA Quando falamos de experiência na catequese referimos-nos a realidades, acontecimentos ou situações que afectam a pessoa e despertem nelaaspirações, desejos, necessidades, interrogações, sentimentos... Estas experiências são vividas e interpretadas com tal sentido e profundidade que se tornam significativas para a pessoa. A catequese tem de partir destas experiências, porque as experiências humanas são epifanias de Deus e “sementes do Verbo” Cf. LG, nº 16

  6. EXPERIÊNCIA HUMANA 3. NA CATEQUESE A EXPERIÊNCIA HUMANA 3. 1. PODE SER - experiência vivida: é aquela que se está a viver na actualidade; - experiência evocada: é a experiência vivida no passado e que trazemos ao presente para tomar maior consciência dela; - experiência provocada: é aquele que o catequista ou o grupo nos faz viver e experimentar mediante alguma estratégia ou dinâmica.

  7. EXPERIÊNCIA HUMANA 3. NA CATEQUESE A EXPERIÊNCIA HUMANA 3. 2. DEVE SER: - alargada é pedagogicamente útil alargar a experiência, tirando-a dos contornos pessoais alargando-a ao outro e ao catequista ; - universalizada universalizá-la tomando como referência as experiências semelhantes dos adultos. As experiências humanas básicas são comuns a todos os seres humanos... Enquanto experiência humana fundamental é uma experiência comum a todos, ainda que a níveis e intensidades diferentes.

  8. EXPERIÊNCIA HUMANA 3. NA CATEQUESE A EXPERIÊNCIA HUMANA 3. 3. DEVE SER: - aprofundada Depois de evocada e alargada, a experiência necessitada de ser aprofundada. Trata-se de despertar a consciência para penetrar a vida até encontrar nela aquela profundidade misteriosa, que já é, veladamente, “presença de Deus”! Ajudar a aprofundar as experiências é a melhor tarefa educativa para a descoberta do sentido do que vivemos, sentimos e fazemos.

  9. EXPERIÊNCIA HUMANA O aprofundara experiência é o melhor modo de pôr o catequizando no caminho da descoberta e do encontro com Deus que fala pela Sua Palavra à profundidade do homem, da história e da vida. Este percurso da experiência humana, este processo de evocação, universalização e aprofundamento deve fazer-se de modo activo, através de actividades e dinâmicas... (Cf DGC, 157)

  10. CELEBREMOS A NOSSA FÉ Salmo 148 HINO DE ACÇÃO DE GRAÇAS Breve hino de acção de graças, que convida ao louvor a Deus no seu santuário. Aclamai o Senhor, terra inteira, servi ao Senhor com alegria, vinde à sua presença com cânticos de júbilo!Sabei que o Senhor é Deus; foi Ele quem nos criou e nós pertencemos-lhe, somos o seu povo e as ovelhas do seu rebanho. Entrai pelas suas portas em acção de graças; entrai nos seus átrios com hinos de louvor; glorificai-o e bendizei o seu nome. O Senhor é bom! O seu amor é eterno! É eterna a sua fidelidade!

More Related