160 likes | 524 Views
Meio Ambiente Poluição. Meio Ambiente = Vida. De acordo com a Lei 6.938/81 (Política Nacional de Meio ambiente), meio ambiente significa conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
E N D
MeioAmbiente = Vida De acordo com a Lei 6.938/81 (Política Nacional de Meio ambiente), meio ambiente significa conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Ora, se o conceito de meio ambiente nos traz a idéia de elementos e fatores em equilíbrio, a poluição vai existir toda vez que resíduos (sólidos, líquidos ou gasosos) produzidos por microorganismos, ou lançados pelo homem na natureza, forem superiores à capacidade de absorção do meio ambiente, provocando alterações nas condições físicas existentes e afetando a sobrevivência das espécies.
Poluição é a degradação da qualidade ambiental resultante de atividade humana não sustentáveis que direta ou indiretamente: Prejudiquem a saúde a segurança e o bem-estar da população; b) Criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; c) Afetem desfavoravelmente a biota (fauna e flora); d) Afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; e) Lancem matéria ou energia em desacordo com padrões ambientais estabelecidos”
Poluição Contaminação Poluição é a presença de uma ou mais impurezas em teores excessivos. Ex: Descarte de esgotos domésticos em rios e lagos. Contaminação é a presença de uma impureza nociva, em teores excessivos. Ex: Contaminação por Mercúrio oriundo de atividades extrativistas minerais.
Quem produz a poluição? A poluição é essencialmente produzida pelo homem e está diretamente relacionada com os processos de industrialização e a conseqüente urbanização da humanidade. Esses são os dois fatores contemporâneos que podem explicar claramente os atuais índices de poluição, principalmente, porque o desenvolvimento vem se efetivando em detrimento ao meio ambiente, sem um planejamento adequado ou uma política de crescimento sustentável.
Com a consolidação do capitalismo, propiciado por este momento histórico, o incentivo à produção e acúmulo de riquezas, aliada à necessidade aparente de se adquirir produtos novos a todo o momento, fez com que a idéia de progresso surgisse ligada à exploração e destruição de recursos naturais. Como se não bastasse este fato, a grande produção de lixo gerado por esta forma de consumo ligada ao desperdício e descarte, faz com que tenhamos conseqüências ainda mais sérias, como a fome e a má qualidade de vida.
Alguns exemplos de poluição que atinge nosso planeta e algumas consequências que veremos nas próximas aulas: Exemplo de poluição: Poluição sonora, térmica, atmosférica, por elementos radioativos, por substâncias não biodegradáveis, por derramamento de petróleo e por eutrofização. Exemplos de Problemas Ambientais: Dentre os mais importantes problemas ambientais enumerados por 200 peritos e cientistas da UN EnvironmentProgramme (UNEP) para os próximos cem anos, estão as mudanças climáticas, a escassez de água, a desertificação, a poluição da água, a perda da biodiversidade, a disposição do lixo, a poluição do ar, a erosão, a poluição química, o buraco na camada de ozônio, a exaustão dos recursos naturais, os desastres naturais, o aumento do nível do mar, etc
QUESTÕES DE VESTIBULAR (FUVEST) A concentração de gás na atmosfera vem aumentando de modo significativo desde meados do século XIX; estima-se que se quadruplicou no ano 2000. Qual dos fatores abaixo é o principal responsável por esse aumento?a) ampliação da área de terras cultivadas;b) utilização crescente de combustíveis fósseis;c) crescimento demográfico das populações humanas;d) maior extração de alimentos do mar;e) extinção de muitas espécies de seres fotossintetizantes.