1 / 44

UM MOMENTO POR FAVOR

UM MOMENTO POR FAVOR. A verdade esquecida : A Centralidade de CRISTO. 2. CRISTO EM SEU NOVO CORPO. Seu corpo expressa o espírito invisível Que habita nele. Sueli. Maria. Samuel. Jorge. “Deus colocou todas as coisas debaixo de seus

purity
Download Presentation

UM MOMENTO POR FAVOR

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. UM MOMENTO POR FAVOR

  2. A verdade esquecida: A Centralidade de CRISTO

  3. 2 CRISTO EM SEU NOVO CORPO

  4. Seucorpoexpressa o espíritoinvisível Que habitanele. Sueli Maria Samuel Jorge

  5. “Deus colocoutodas as coisasdebaixo de seus pés e o designoucomocabeça de todas ascoisaspara a igreja, queé o seucorpo, a plenitude daquele queenchetodas as coisas, emtoda e qualquercircunstância..” Efésios 1:22,23 (NVI)

  6. Expressando a Plenitude de Cristo Poisem Cristo habitacorporalmentetodaa plenitude da divindade, e, porestaremnele, queé o Cabeça de todopoder e autoridade, Vocêsreceberam a plenitude. Colossenses 2:9-10 (NVI)

  7. O NOVO CORPO DE CRISTO ESPÍRITO SANTO ESPÍRITO SANTO

  8. Partes desmembradas do corpo

  9. Devemosexpressar o Espíritoinvisívelque vive dentro de nós: CRISTO A Igreja precisaexpressara totalidade de Cristo como um corpo!

  10. “Expressãoseletiva” Nósvemos, falamos, ensinamos apenasumapequena parte de Cristo PORQUE?

  11. TODOS NÓS TEMOS FILTROS • Nossas experiências e do passado e observações criam uma barreira toda vez que somos expostos a uma nova verdade. • Nossos filtros existem porque: • No passado não fomos expostos à nova verdade; • Medo de perder nossa importância se de repente tudo volta a “estaca zero”; • Perda da imagem que trabalhamos duro para criar durante muitos anos. • Medo do que as pessoas vão dizer ou das reações que elas esperam de nós.

  12. Nos tornamos satisfeitos com o que já vimos Dele e paramos de perseguir e buscar em Cristo. Nossa experiência com Cristo estabelecida e cristalizada como concreto endurecido. Oh… CRISTO FILTRO

  13. ELE É TUDO!! “Cristo étudoe estáemtodos” Colossenses 3:11 (NVI)

  14. CONSIDERE ISSO: O desejo Dele éserexpressadocomo o “TUDO” através do seu novo Corpo, a “ecclesia".

  15. IssosignificaTUDOde Cristoe NADAde você!

  16. Exemplo: Gálatas 4:19-20 “Meus filhos, novamente estou sofrendo de dores de parto por sua causa, até que Cristo seja formado em vocês. . .” Falando com a IGREJA: “Você tem tudo de Cristo; mas Cristo não tem o tudo de você!” • Galatians 4:6-7: Because you are sons, God sent the Spirit of his Son into our hearts, the Spirit who calls out, "Abba, Father." So you are no longer a slave, but a son; and since you are a son, God has made you also an heir. • Gálatas 4:9-10: como é que estão voltando àqueles mesmos princípios elementares, fracos e sem poder? Querem ser escravizados por eles outra vez? Vocês estão observando dias especiais, meses, ocasiões específicas e anos!

  17. UNIDADES BÁSICAS DO CORPO DE CRISTO “Uma comunidade formada e batizada pelo Espírito Santo. Cada membro é liderado pelo Cristo encarnado, que edifica e revela a sua presença, poder e propósito através dele.”

  18. O Espírito Santo habitanesteCorpoparaservir a Cristo! DEUS • Chama o pecador • Sela o crente • Batizacada um no Corpo de Cristo Ensinatudo o que Cristo ordenou pai Chamado aolado paraajudar; Gemidosquenãopodemserexprimidos O Agente quedistribui os dons de Cristo aosmembros do Corpo Espírito santo [Paracletos] filho [Cristo]

  19. CRISTO E O ESPÍRITO SANTO A identificação de Cristo com o Espírito aparece em Paulo. • Cristo dá vida (1 Cor. 15:45); assim também o Espírito (2 Cor. 3:6). • Através do Espírito, cristãos são recebidos como filhos adotivos de Deus (Rom. 8:15; Gal. 4:6). • A vida cristã pode ser caracterizada ou como alguém tendo um relacionamento com Cristo (vide Rom. 5:11; 6:4; 8:1,29; 12:2; 3:11; 4:1; Gal. 2:20) ou como alguém sendo liderado e habitado pelo Espírito Santo (Rom. 8:9-17; 14:17; 1 Cor. 3:16; Gal. 3:2). • A Igreja “bebe” de ambos: Cristo e o Espírito Santo (1 Cor. 10:4; 12:13). • O Espírito é o agente da ressureição de Cristo e dos cristãos (Rom. 1:4; 8:11).

  20. CRISTO E O ESPÍRITO SANTO • Cristãos são batizados no corpo de Cristo; Ele é o que Batiza! (1 Cor. 12:13) • Cristãos são justificados “no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus” (1 Cor. 6:11). O Espírito não é associado com a lei, mas com Cristo, que liberta as pessoas da lei do pecado e da morte. (Rom. 8:2; cf. 2 Cor. 3:6,17). • Nos escritos de Paulo, portanto, o Espírito de Deus está irrevogavelmente identificado como o Senhor Jesus Cristo. (cf. 2 Cor. 13:14). • É através de Cristo, em um só Espírito que ambos, gentios e judeus, tem acesso ao Pai (Ef 2:18).

  21. 3 CRISTO EM SUA CASA

  22. CRISTO EM SUA CASA 1 Pedro 2:4-5: À medida que se aproximam dele, a pedra vida — Vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo. 1 Timóteo 3:15: saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.

  23. CRISTO EM SUA CASA Antes de qualquer coisa existir, havia comunhão e vida em comunidade na Trindade. (João 17). Antes de existir o ministério, o evangelismo ou a missão, existia uma divina comunhão fluindo vida. Este é o modelo e o fundamento para toda a vida da Igreja. Se existe vida em comunidade, e é saudável, então a vida Divina da Trindade irá fluir para o mundo da mesma maneira.

  24. CRISTO EM SUA CASA Por quê? Porque isso é parte do que Deus é. E a comunidade dos cristãos se resume em expressar essa vida uns aos outros e para o mundo. Em outras palavras, a comunidade da Trindade, em toda sua plenitude e glória, existe para ser expressada pela comunidade dos que crêem.

  25. CRISTO EM SUA CASA • Isaías 66:2: “E qual seria o meu lugar de descanso? Porque a minha mão fez todas as coisas, e assim todas elas foram feitas” diz o Senhor. • A UNIDADE BÁSICA DO CORPO DE CRISTO é a morada de Deus. • É o lugar onde Ele pode relaxar, onde Ele pode ser Ele mesmo. • É o lugar onde Ele pode se expressar livremente. • Assim como gostamos de decorar nossa casa para expressar quem somos, assim faz Jesus com a sua casa. • É um lugar de descanso, conforto e expressão.

  26. CRISTO EM SUA CASA É através da UNIDADE BÁSICA DO CORPO DE CRISTO que a plenitude de Cristo deve ser revelada. O Propósito da Noiva de Cristo é expressar o seu Senhor e a natureza, vida e obra de Deus são manifestadas. Efésios 2:10: “Porque somos Criação de Deus, realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós praticássemos.” Efésios 3:10: “A intenção dessa graça era que agora, mediante a [ecclesia], a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais.” A ECCLESIAPRECISA REVELAR JESUS!

  27. CRISTO EM SUA CASA 1 Pedro 2:4-5: À medida que se aproximam dele, a pedra viva – vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas, na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Cristo Jesus. 1 Timóteo 3:15: Saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade. 1 Coríntios 14:26-27: Quando vocês se reúnem, cada um de vocês tem um salmo, ou uma palavra de instrução, uma revelação, uma palavra em língua ou uma interpretação. Tudo seja feito para a edificação da Igreja.

  28. MINISTRANDO UNS AOS OUTROS O Corpo de Cristo é uma família. É onde você é amado, “apesar de!” Questões de família são particulares. Nós não brincamos de “Doutor > Paciente.” Nós carregamos os fardos uns dos outros. É uma “Casa Segura” para todos. Quando observados pelos pré-Cristãos, é… Vida do Reino, Vida no andar de cima!

  29. A PRIORIDADE: CONFISSÃO 1 Pedro 4:17: Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; Salmos 32:5: Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: ‘Confessarei as minhas transgressões ao Senhor’, e tu perdoastes a culpa do meu pecado. Tiago 5:16: Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados.

  30. A PRIORIDADE: CONFISSÃO Os grupos de Wesley (bands) “Bands” eram grupos pequenos de liderança como as Tríades e Células. Nos grupos pequenos de liderança, cada pessoa respondia as perguntas individualmente. Nas células o Líder respondia as perguntas sobre a sua própria vida, e em seguida, sondava os outros na célula sobre suas vidas em relação a essas perguntas. As perguntas eram: 1. Que pecados você sabe que cometeu desde o nosso último encontro? 2. Quais as tentações que você enfrentou? 3. Como você foi livrado delas? 4. O que você tem pensado, falado, ou feito e que tem dúvidas se é pecado ou não? 5. Não tem nada que você deseja manter em segredo?

  31. A PRIORIDADE: CONFISSÃO 1 João 1:9-10: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e sua palavra não está em nós. Filipenses 2:12-13: Assim, meus amados, como vocês sempre obedeceram, não apenas na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quando o realizar, de acordo com a boa vontade dele.

  32. Chave: PONHA EM AÇÃO (desenvolva) A SUA SALVAÇÃO! . . . Ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, pois é Deus que efetuaem vocês tanto o querer como o realizar, de acordo com a boa vontade dele. VOCÊ VÊ ISSO? DEUS TRABALHANDO EM VOCÊ! E os segredos do seu coração serão expostos. Assim, ele se prostrará, rosto em terra, e adorará a Deus, exclamando: “Deus realmente está entre vocês!”1 Coríntios 14:25

  33. REVELANDO O SEU PODER 2 Coríntios 4:7 Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós. “Deus está nomeio de vocês!”

  34. 4 CRISTO EM SEU TEMPLO

  35. O TEMPLO SAGRADO DE CRISTO 1 Coríntios 3:16-17: Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado. “Uma comunidade formada e batizada pelo Espírito Santo. Cada membro é liderado pelo Cristo encarnado, que edifica e revela a sua presença, poder e propósito através dele.”

  36. O CORPO SACERDOTAL DE CRISTO Apocalipse 1:6: . . .e nos constituiu reino de sacerdotes para servir a seu Deus e Pai. A ele sejam glória e poder para todo o sempre. Amém. 1 Pedro 2:5: vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrificios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo. 1 Pedro 2:9: Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciaras grandezas daquele que os chamou das trevas para sua maravilhosa luz. Olhe em Hebreus,onde Ele é apresentado como o Sumo Sacerdote:

  37. O CORPO SACERDOTAL DE CRISTO Hebreus 7:16-17: “alguém se tornou sacerdote, não por regras relativas à linhagem, mas segundo o poder de uma vida indestutível. Pois sobre ele é afirmado: ‘Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.” Hebreus 7:20-22 “E isso não aconteceu sem juramento! Outros se tornaram sacerdotes sem qualquer juramento, mas ele se tornou sacerdote com juramento, quando Deus lhe disse: ‘O Senhor jurou e não se arrependerá: ‘Tu és sacerdote para sempre’’. Jesus tornou-se, por isso mesmo, a garantia de uma aliança superior.

  38. SACERDOTES MINISTRAM AO SENHOR Atos 13:2-4 Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: “Separai-me Barnabé e Saulo para a obra que os tenho chamado. Então, depois de jejuarem, oraram e lhes impuseram as mãos, e os despediram. Estes pois, enviados pelo Espírito Santo… Ezequiel 44:15-16 “. . . Se aproximarão para ministrar diante de Mim; eles ficarão diante de Mim para oferecer sacrificios de gordura e sangue," palavra do Soberano Senhor. “Só eles entrarão em meu santuário e se aproximarão da minha mesa para ministrar diante de Mim, e realizar o meu serviço.” Dois tipos de pecados perante o Senhor: Se recusar a obedecer quando Ele dá suas ordens. Indo em frente quando o Senhor não deu nenhuma ordem.

  39. MINISTRANDO AO SENHOR Aprendendo a estar diante do Senhor trata com o pecado de fazer aquilo que o senhor não ordenou. Quanto do trabalho que você tem feito é realmente baseado nas ordens claras do Senhor? Muitas vezes é a necessidade humana que governa. Simplesmente deixe que uma pessoa se aproxime com uma necessidade, e então você terá um trabalho para fazer. Mas no Santíssimo Lugar, há solitude absoluta. Nenhuma comissão determina nossas atividades. No Santíssimo Lugar há apenas uma autoridade: a do Senhor. Se Ele nos dá uma tarefa, nós a realizamos; Se Ele não nos designa nada, nós não fazemos nada.

  40. SACERDOTES NÃO TRANSPIRAM Como são as roupas dos Sacerdotes? Ez. 44:18: “Usarão turbantes de linho na cabeça e calções de linho na cintura. Não vestirão nada que os faça transpirar. . .” Porque não lã? “Não vestirão nada que os faça transpirar" O QUE É A TRANSPIRAÇÃO? É o ESFORÇO DO HOMEM! Genesis 3:19: “com o suor do seu rosto. . .” Hoje em dia, se não houver suor não há trabalho. Os homem responderão quando verem a PRESENÇA DE CRISTO!

  41. REVELANDO O PROPÓSITO DELE Lucas 4:18-19 (Isaías 61) NVI “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos, e proclamar o ano da graça do Senhor."

  42. A chave: Oração do Corpo Toda unidade básica do Corpo de Cristo precisa aprender a ter comunhão com o Cristo que habita em comunidade, até que eles saibam a diferença entre os seus pensamentos e a voz de Cristo. Vida em Seu Corpo deve ser a resposta dos membros do corpo à Sua Presença. Ilustrações:

  43. O FIM DO COMEÇO

More Related