310 likes | 430 Views
Trabalho de economia política da globalização. História da L'Oréal:. 1907 Eugéne Schueller foi o cientista e fundador do grupo L'Oréal:
E N D
História da L'Oréal: 1907 Eugéne Schueller foi o cientista e fundador do grupo L'Oréal: - Descobriu a fórmula, baseada num novo componente químico, que desenvolveu, na cozinha de seu apartamento. Uma nova fórmula sintética de coloração para cabelos, que ele chamou de “Auréole”. - Foi a primeira tentativa bem-sucedida de desenvolvimento de uma coloração para cabelo seguro. Começando a fabricar e fornecer seus produtos, sendo vendidos para os mais chiques e sofisticados salões de cabeleireiros de Paris -Em 1909 registou a empresa com o nome de Société Française de Teintures Inoffensives por Cheveux, que depois viria a ser chamada de L’ORÉAL.
-Após a guerra, uma era nova abre-se. No mundo inteiro, as mulheres trabalham, ganham o seu dinheiro, cuidam de si, e não querem mais que os seus cabelos cinzentos mostrem a sua idade. As colorações L´Oréal tornam-se num sucesso, mesmo para além das fronteiras francesas: a Itália em 1910, a Áustria em 1911, a Holanda em 1913, mas também os Estados Unidos, o Canadá, a Inglaterra, o Brasil…etc O pioneiro da publicidade Eugène Schueller cria acontecimentos para promover e inventa novas técnicas publicitárias. Em 1931, tem a ideia de utilizar uma facha que abrange a frente do edifício parisiense como painel de afixação gigante para a loção capilar O' Cap. Em 1932, enquanto que a propaganda radiofónica esta nos seus começos, e que os anúncios são lidos sobre o ecrã sonoro, ele é o primeiro a fazer difundir um comunicado cantado em vez de um comunicado falado. A canção publicitária nasceu. De acordo com Eugène Schueller, há dois tipos de publicidade: a publicidade de ataque que deve criar a curiosidade, a publicidade de rendimento que deve criar a obsessão.
-A higiene é o grande combate Eugène Schueller. Em vez de dirigir-se aos pais que é necessário lavar-se, tem a ideia de dirigir-se directamente às crianças. Lança grandes campanhas de sensibilização nas escolas primárias: “os Dias das Crianças Limpos”. Ao programa: lição de higiene, jogos educativos para tornar lúdica a limpeza corporal, distribuição de champôs Dop e savonnettes Monsavon. As crianças baby-boom devem sentir bom! Na década de 50 a empresa investe na formação de uma equipa especializada composta por mais de 100 químicos para o desenvolvimento de pesquisas de novos produtos nas áreas de dermatologia, cosmética e tratamento capilar. Em 1957 com a morte de Eugène Schueller, François Ladrilho deu um novo impulso à empresa, vai efectuar uma política de aquisição orientadas, para alargar as posições do grupo, em novos ofícios e novos circuitos de distribuição; desenvolver a investigação, expandir-se pelo mercado de produtos cosméticos de " massa" vendidos nas grandes lojas, nas lojas populares, nos supermercados…, é a primeira abertura para atingir o grande publico. Em 1963 Consagração de um desenvolvimento espectacular e sólido, o Grupo L'Oreal torna-se cotado na bolsa de Paris e pode assim beneficiar de novos recursos financeiros
Actualmente a L'Oréal é uma empresa multinacional francesa de cosméticos com sede em França, especializada em produtos para cabelos (champôs e colorações), perfumes, protectores solares e produtos dermatológicos. Actuando em 130 países, a L'Oréal é líder global em cosméticos. Tendo rendimento de mais de 17542 milhões de euros, possui 290 subsidiarias, 42 fábricas e cerca de 67 662 funcionários de 100 nacionalidades diferentes.
Quatro divisões que englobam as marcas pertencentes a L'Oréal : -Divisão de Produtos de Grande Público: L'Oréal Paris (Elvive, Elnett, Studio Line, Ombrelle, Body Expertise, Dermo Expertise, Kids, Men Expert...), Garnier (Fructis, Ambre Solaire, Skin Naturals...) e Maybelline (Gemey, Colorama); -Divisão de Produtos Profissionais: L'Oréal Professionnel, Kérastase, Redken e Matrix; -Divisão de Produtos de Luxo: Lancôme, Helena Rubinstein, Biotherm, Ralph Lauren, Giorgio Armani, Cacharel, Paloma Picasso e Guy Laroche; -Divisão de Cosmética Activa: Vichy e La Roche-Posay.
As principais evoluções da L´Oréal -Em 1973 Tomada de controlo dos Laboratórios farmacêuticos Synthélabo , sendo um pioneiro da indústria farmacêutica Francesa. Esta aquisição permite ao grupo assegurar o seu desenvolvimento no domínio dermatológico e dermofarmáceutico. Surgimento da primeira linha de cuidados especialmente concebida para os homens. Pioneiro em 1985, Biotherm homem (adquirida em 1970) é hoje líder do cuidado masculino em mais de 70 países.
& Em 1974, a L'Oréal assina um acordo com Nestlé criando: Um Centro Internacional de Investigações Dermatológicas (CIRD):As suas missões melhorar os conhecimentos sobre a fisiologia da pele e o seu envelhecimento. Os Laboratórios Galderma (1981) tem por vocação desenvolver e comercializar sobre todos os continentes soluções médicas na dermatologia, para tratar as doenças da pele, dos cabelos e as unhas. Este acordo, que favorece a estabilidade da acção do grupo, facilita igualmente o desenvolvimento internacional da L´Oréal sobre certos mercados - nomeadamente o Japão, futuro ponto da expansão da LOréal na Ásia.
-François Ladrilho cria em 1973 um laboratório de investigação no Japãocomo missão estudar a pele e o cabelo para oferecer aos consumidores japoneses produtos desenvolvidos especificamente para as suas necessidades -1987 A beleza em venda directa: “o Clube dos Inventores de Beleza”, L'Oréal ataca-se a um novo circuito de distribuição: a venda a distância. -Em 1989, a L'Oréal é membro do programa Parceria Europeia para Abordagens Alternativas aos testes em animais, uma cooperação inédita entre sete sectores da indústria e a Comissão Europeia com o objectivo de fazer progressos significativos na substituição, redução e refinamento do uso animal.
-L'Oreal Brandstorm (1992) é lançado: L'Oreal inventa “business gama”, trabalhando sobre um caso (quase) real, é na pele de directores marketing que os jogadores entram em competição. Posteriormente surgiu e-strat challenge(2001): foi o primeiro jogo em linha da L´Oréal um síte Internet onde se entra na pele de um gerente de uma empresa de cosmético virtual. Estes jogos tornaram-se num instrumento-chave de recrutamento para o Grupo. - L´Oréal Israel Presente no Israel desde 1983,L'Oréal fortalece a sua posição criando uma sucursal em Israel em 1994 À conquista da Índia Até ao início dos anos 90, numerosos regulamentos em certos países da Ásia proibiram as implantações estrangeiras. A L'Oréal foi o primeiro grupo cosmético internacional a ver-se atribuído pelo governo indiano em 1994 o estatuto de sucursal a 100%, L'Oréal consolida a sua presença neste país em pleno crescimento.
-Em 1998 Lançamento do programa internacional “ L'Oréal Unesco para as Mulheres e a Ciência”, L'Oreal lança com a UNESCO parceria para recompensar e apoiar as mulheres na área científicas de elevado nível sobre os cinco continentes. - L'Oreal publica a sua carta ética Em Fevereiro de 2000, agrupando os seus valores e princípios de acção, foi entregue ao conjunto dos Colaboradores do Grupo através do mundo.
2001 2002 - L'Oréal compromete-se para o Desenvolvimento sustentável L'Oréal junta-se “World Business Council for Sustainable Development”, uma associação internacional independente presente em mais de 150 sociedades, com grandes saídas nos sectores industriais. A sua vocação: incentivar as trocas de avaliação inter-empresas em matéria ambiental. Em associação com Nestlé, L'Oréal entra no mercado dos complementos nutritivos criando Innéov. Nascido de uma sinergia entre a Investigação da L'Oréal procura da Nestlé (bioassimilação, estabilidade dos ingredientes nutritivos), a marca apoia-se sobre uma ruptura científica, para desenvolver este mercado em pleno crescimento.
2004 2007 Inauguração de uma fábrica ultramoderna na Índia. Objectivo: alimentar o mercado indiano de produtos que respondem aos padrões de qualidade L'Oréal. -O compromisso da L´ Oréal em prol da diversidade dos seus colaboradores, cliente, fornecedores e os modelos de beleza foi a primeira empresa a ganhar o Diversity Liderança Award concedida pela organização Diversity Best Practices. Criação da Fundação L'Oréal Após anos para promover as mulheres de ciências, compromete-se na prevenção da SIDA e a promoção da sócio-estética para apoiar as mulheres atingidas de cancro, L'Oréal cria a sua Fundação de empresa. Esta deu-se três missões: incentivar a educação, promover a investigação científica e ajudar as pessoas fragilizadas.
A politica de segurança, saúde e meio ambiente da L'Oréal (SH&E). A L’Oréal tem um compromisso com o desenvolvimento, a produção, a distribuição e a venda de produtos inovadores da mais alta qualidade, para ressaltar a beleza e promover o bem-estar. Pesquisa & Desenvolvimento Todos os produtos são baseados em pesquisas científicas intensivas. Na L'Oréal, existe uma política consolidada de colocar 1/3 dos recursos de Pesquisa & Desenvolvimento da empresa em projectos de pesquisa básica, destinados ao progresso do conhecimento em três disciplinas principais: pele, cabelo e coloração.
Avaliação de Segurança -A Divisão Internacional de Avaliação de Segurança utiliza uma abordagem científica multidisciplinar para avaliar a segurança dos produtos, garantindo que este compromisso seja mantido em todas as etapas da vida do produto: -Etapa 1: Revisão das Informações Disponíveis sobre Segurança dos Ingredientes -Etapa 2: Segurança do Ingrediente no Contexto do Produto Acabado
-Etapa 3: Aprovação de Concentrações Seguras dos Ingredientes -Etapa 4: Testes de Segurança no Produto Acabado -Etapa 5: Validações de Segurança para o Produto Acabado. -Etapa 6: Lançamento de Produto e Vigilância Pós-Mercado
O regulamento em vigor em matéria de avaliação da segurança regulamento (CE) n.º 1907/2006, relativo ao Registo, Avaliação, Autorização e Restrição de substâncias químicas (REACh ): Entrou em vigor em Junho de 2007, visando proteger a utilização dos produtos químicos. Impõe avaliar, registar e apresenta a sua utilização à autorização. A L´Oréal apoiou esta legislação a partir de 2003. O registo destas substâncias foi finalizado pela L ´Oreal a partir 30 de Novembro de 2008. A L´Oreal está doravante numa fase de elaboração dos processos de registo das substâncias e divisão das informações ao seu assunto. Este cuidado transversal toca o conjunto dos sectores da empresa, que lhe dedicou especialmente uma equipa.
Directiva Cosmética europeia impõe: • a proibição de testar os ingredientes com o propósito de um uso cosmético sobre o animal na Europa a partir de 2009, • a proibição de comercializar os produtos cosméticos que contêm matérias primas testadas sobre o animal com o propósito de um uso cosmético a partir de 2009 para a maior parte dos testes, e 2013 para os testes mais complexos (efeitos sistemáticos e de longo termo). A L´Oréal desenvolveu metodologias de avaliação preventiva da segurança que lhe permitem poder responder ao prazo de 2009.
Regulamentação Governamental -Além dos testes rigorosos que a L'Oréal realiza para cada produto acabado antes de disponibilizá-lo para a venda, também devem cumprir as exigências governamentais de segurança nos 130 países onde comercializam os produtos. -A L'Oréal sempre cumpre e excede as obrigações legais de segurança dos produtos em todos os países onde os produtos podem ser comprados, sejam estas obrigações dirigidas pela Directriva Europeia de Cosméticos, pela Lei Norte-Americana de Alimentos,.
Impactos da globalização -As suas 23 marcas e a sua diversidade está no meio da actividade do L´Oréal. Cada mulher, cada homem são únicos, pela sua idade, a natureza da sua pele e os seus cabelos. A L´Oréal trabalha sobre a cosmética tendo em conta o respeito das diferenças e sobre a sua capacidade de satisfazer estas aspirações graças à variedade das suas marcas. O Grupo conta com 23 marcas à radiação mundial cujos produtos, circuitos de distribuição e os preços são diferentes. A variedade e a complementaridade destas marcas permitem responder cada sensibilidade, à fisiologia e modo de vida. Entre estas marcas mundiais, algumas são de origem europeia, outros de origem americana ou asiática. -A diversidade é um valor fundamental para a L'Oréal. Partindo da grande diversidade de pessoas que compõem as equipes até os produtos desenvolvidos, a diversidade tem sido sempre uma prioridade para a L'Oréal.
-A L´Oréal também se vai preocupar com o meio ambiente utilizando indicadores verdes, permitem escolher o montante dos compostos renováveis e os métodos mais respeitosos, a fim de gerir os ingredientes com menos impactos para o ambiente. -Mais de 63.000 colaboradores na L’Oréal utilizam os Sistemas de Tecnologia da Informação (TI) todos os dias. A equipe de TI é responsável por todas as partes da L’Oréal, incluindo projectos para as marcas, as 40 fábricas, a área de Pesquisa & Desenvolvimento, o centro de distribuição, e muitas outras. Suas actividades são vitais tanto o desempenho operacional quanto estratégico. -OS ROSTOS DA L'OREAL - criados no mundo de perfeição e equilíbrio das pesquisadoras da L'Oréal, os produtos ganham notoriedade nas campanhas publicitárias. Cremes, shampoos e perfumes são associados a celebridades que emprestam beleza, carisma e sofisticação a essas campanhas. As marcas do Grupo já foram associadas a celebridades como Scarlett Johansson, Penélope Cruz,Kate Winslet e até Jane Fonda.
Quantificação dos impactos Segundo os dados de 2007, as vendas da fabricante de produtos de beleza L'Oréal avançaram2,6% no segundo trimestre, em comparação ao mesmo período do ano anterior, sendo uma amostra de que o sector tem resistido de certa forma à retracção económica mundial. Na análise por segmento, apresentou retracção de procura na divisão de Body Shop, cujas vendas caíram 3,2% no período que vai de Janeiro a Junho. - Os Cosméticos apresentaram avanço de 1% e a divisão de dermatologia cresceu 29,3%. Em relação às vendas por região, na Europa Ocidental e a Europa Oriental as vendas semestrais da L'Oréal caíram, 4,1% e 14,8%, respectivamente. A região que foi a impulsionadora dos resultados foi a Ásia, onde as vendas cresceram 22,5%, seguida da América do Norte (7,7%) e da região África-Pacífico (3,9%)
-Promover a inovação sustentável ao integrar os princípios de sustentabilidade nos processos e actividades de P&D foram investidos 560 milhões de euros, 10% das matérias-primas avaliadas sob a nossa Estrutura de Avaliação de Sustentabilidade. -Avaliação de matérias-primas sobre persistência, bioacumulação e toxicidade 95% completa, 90% das espécies de plantas relevantes analisadas de acordo com seu impacto na biodiversidade , 20% do orçamento de Pesquisa Avançada investido em engenharia de tecido para desenvolver pele reconstruída como alternativa aos testes em animais.
Meio ambiente -Tem como compromisso, lutar para reduzir o impacto ambiental, usar os recursos com maior eco-eficiência, e manter um ambiente de trabalho seguro e saudável. -Principais dados de 2007, uso de energia reduzido em 4%, uso de água reduzido em 6,8%, emissões de dióxido de carbono de fábricas e armazéns reduzidas em 7%, emissões de dióxido de enxofre reduzidas em 25%, lixo reduzido em 6,2% (excluindo embalagens retornáveis), 54% das fábricas e armazéns não enviam lixo para aterros. Aumento do índice de recuperação, reciclagem ou reutilização de 4% a 95% globalmente.
Meio ambiente Objectivos de 2009: Reduzir de 5% o consumo de energia utilizado por produto acabado. • Reduzir de 2% as emissões totais de CO2. • Reduzir de 3% o consumo de água utilizado por produto acabado nas fábricas. • Reduzir de 5% os desperdícios gerados.
Meio ambiente Objectivos para 2015 Reduzir de 50% as emissões de CO2. • Reduzir de 50% o consumo de água utilizado por produto acabado nas fábricas. • Reduzir de 50% os desperdícios gerados por produto acabado
impactos: positivo e negativo Positivos: Diversidade de produtos; - Líder mundial; - Forte desenvolvimento em pesquisa e desenvolvimento. Negativos: -Risco ambiental - impõe o preço dos produtos
Qualificação dos impactos : -L'Oréal escolheu fixar à 16 anos a idade mínima de todos os colaboradores, limite que é estabelecido pelas Convenções Fundamentais da organização Internacional do trabalho (OIT). -Os empregados de 16 para 18 anos beneficiam de uma atenção específica: não podem trabalhar a noite, fazer horas suplementares, manipular máquinas perigosas nem carregar coisas pesadas
Em 2009 com o aniversário dos 100 anos, a fundação L'Oréal desenvolveu 100 projectos de solidariedade pelo mundo inteiro. Alguns dos projectos de solidariedade são lutar contra o abandono escolar dos adolescentes oferecendo outras perspectivas profissionais. -A L'Oréal Portugal luta contra o abandono escolar dos adolescentes num bairro social em Lisboa -A L'Oréal indonésia deu-se como missão a promover a ciência nos estabelecimentos secundários desfavorecidos. Renovando e adaptando e oferecendo equipamentos para as salas, oferecendo formação aos professores.
Trabalho elaborado por: Sandra Oliveira Tânia Pinto José Carlos