1 / 23

Por Zilda Cristina Ventura Fajoses Gonçalves

IFET – Sudeste de Minas. Por Zilda Cristina Ventura Fajoses Gonçalves. Serviços Públicos. Objetivo Geral.

dutch
Download Presentation

Por Zilda Cristina Ventura Fajoses Gonçalves

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. IFET – Sudeste de Minas Por Zilda Cristina Ventura Fajoses Gonçalves Serviços Públicos

  2. Objetivo Geral • Promover o contato do aluno com os aspectos relacionados aos Serviços Públicos dentro da organização, permitindo que ele, através da interatividade, possa adquirir conhecimento sobre essas atividades.

  3. Objetivos Específicos * Compreender as funções administrativas de dentro de um setor público; * Desempenhar atividades no setor público, conhecer sua estrutura hierárquica, suas fontes e aplicações de recursos da administração pública, além da legislação referente a esse trabalho; * Executar os procedimentos operacionais dos ciclos de gestão que se referem aos recursos humanos, aos recursos materiais, ao patrimônio, ao suporte logístico, aos sistemas de informações, aos tributos, as finanças e atendimento ao público.

  4. Curso Técnico Serviços Públicos O Técnico em Serviços Públicos será qualificado para entender as funções administrativas, identificar e relacionar fluxo de informações e interpretar as diretrizes do planejamento estratégico em instituições da administração pública, sendo estimulado a conduzir suas ações com postura ética e com visão holística do processo político-administrativo.

  5. Curso Técnico Serviços Públicos O curso, que tem como finalidade formar profissionais com capacidade técnica, senso crítico e responsabilidade social no desenvolvimento de pesquisas tecnológicas e atividades assemelhadas de interesse da comunidade, prepara os profissionais para compreender e executar os procedimentos operacionais dos ciclos de gestão que se referem aos recursos humanos, aos recursos materiais, ao patrimônio, ao suporte logístico, aos sistemas de informações, aos tributos, às finanças e atendimento ao público.

  6. Àrea de Atuação • Departamentos e Secretarias das Prefeituras Municipais, nos órgãos Estaduais e Federais. • Em atividades nas áreas: administrativa, econômica, fiscal e tributária, de controle interno, recursos humanos, saúde, conselhos, e outras áreas da administração pública.

  7. Competências O Técnico em Serviços Públicos deverá possuir as seguintes competências: ·       Executar serviços nas áreas de recursos humanos, patrimônio, logística, sistemas de informações, tributos, finanças. ·       Realizaratendimento ao público. ·       Fornecer e receber informações sobre bens e serviços. ·       Organizar e manusear documentos variados. ·       Executar serviços gerais de malotes. ·       Organizar e executar eventos promovidos pelo poder público, atentando-se para as leis federais de cerimonial público. ·       Executar procedimentos que promovam a participação social. ·       Prepararrelatórios e planilhas ·       Atuar na área de compras e licitações ·       Assessorar políticos e gestores públicos. ·       Aplicar os processos de comunicações formais utilizados pela administração pública.

  8. Campo de Atuação Os egressos do curso Técnico em Serviços Públicos poderão atuar nos departamentos e secretarias das Prefeituras Municipais, nos órgãos Estaduais e Federais. Assim, os egressos do Curso estarão aptos a atuar nas atividades como algumas relacionadas a seguir nas áreas: administrativas, econômica, fiscal e tributária, controle interno, recursos humanos, saúde, conselhos, e outras áreas da administração públicas.

  9. Os Responsáveis Coordenação NEAD Professor Aluísio de Oliveira Coordenadora do CursoProfessora Silvia Nascimento

  10. Os Professores Profª Juliane Silva Ribeiro Profª Zilda Cristina Ventura Gonçalves Profº Gilberto de Castro Timotheo

  11. Ensino Online – EAD O Ensino Online (ou Educação a Distância - EaD) necessita obrigatoriamente de “novos comportamentos de aprendizagem” além de novos formas de estímulos. Temos à disposição vários recursos tecnológicos e somos “convidados a desenvolver mais e mais nossas habilidades de ver, ouvir, sentir e expressar” para podermos compreender melhor. Não é só o mundo que muda, nós também devemos fazê-lo.

  12. Ensino Online – EAD Vivemos na era da Informática. Toda e qualquer coisa hoje, envolve microcomputadores de alguma forma. As novas tecnologias podem ser encontradas em tudo, numa velocidade de atualização estupenda. Hoje há “canetas” teclado, “mesas” e “telas” interativas, ao alcance de um simples toque de dedos. Mesmo o conceito de telefone mudou: há aparelhos onde a função “telefone” é só uma de muitas. Essa realidade mudou a forma de aquisição e o modo de transmissão do conhecimento, e a prova é que estamos aprendendo juntos com o uso de um AVA (ambiente virtual de aprendizado).

  13. Organização Curricular Módulo de Acolhimento

  14. Organização Curricular 1 e 2º Trimestres

  15. Organização Curricular 3 e 4º Triestres

  16. Organização Curricular 5 e 6º Trimestres

  17. Organização Curricular 7º Trimestre

  18. Estágio • O professor Sebastião Sérgio é o responsável. • O estágio poderá ser iniciados a partir do 4º Trimestre do Curso (50% do curso). • O Estágio poderá ser prestado em campos de atuação da administração pública direta ou indireta. • O aluno deverá cumprir 360 horas de estágio. • A avaliação será feita mediante Relatório de Estágio. • O relatório considerará os critérios de conteúdo, ortografia, apresentação (digitação) e formatação.

  19. Avaliação • A efetiva participação do aluno será avaliada na plataforma Moodle, através de pontos semanais, totalizando 40 pontos ao final do módulo. • A avaliação final presencial será realizada no Pólo ao final do módulo e terá o valor de 60 pontos. • Algumas disciplinas serão avaliadas como uma única disciplina.

  20. Avaliação Avaliações realizadas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle: 40 pontos Avaliação presencial escrita realizada no Pólo no final do módulo: 60 pontos. Cada semana terá um valor de pontos atribuídos à avaliação de suas atividades. Diversos recursos poderão ser utilizados quando se fizerem necessários para o perfeito aprendizado. Os alunos serão avaliados por meio de atividades a distância (até 40 pontos) e prova presencial (até 60 pontos) totalizando 100 pontos por Disciplina.

  21. Aprovação As aulas das disciplinas serão postadas semanalmente. As atividades, fóruns e etc serão postados toda segunda-feira às 00h05min e finalizarão toda quarta-feira da semana seguinte às 23h55min. O desempenho nas atividades da sala de aula virtual Moodle será pontuado e irá compor a média final na conclusão do curso junto com a avaliação presencial.

  22. Prova Final • O aluno que não for aprovado nas condições anteriores, fará uma prova final, presencial, a ser realizada no término do curso no período de ajustes (previsto no Calendário Geral) . Essa prova tem o valor de 100 pontos, devendo o aluno obter uma nota que somada ao total de pontos obtidos anteriormente no curso (plataforma + presencial) , dê a média de 60. • Nossa disciplina é composta de aulas que possuem uma carga de leitura considerável e, na maioria das semanas , trabalharemos com duas aulas. Evitem deixar acumular. Acessem sempre. • Todas as atividades propostas dependerão da leitura dos textos aula e, por isso, é aconselhável uma organização para que os textos sejam lidos e os exercícios realizados.

  23. Critérios de Avaliação

More Related