1 / 14

Teoria Macroeconômica da Economia Aberta

32. Teoria Macroeconômica da Economia Aberta. Figura 1 O Mercado de Fundos de Empréstimos. Oferta de fundos para empréstimos (poupança nacional). Demanda por fundos empréstimos (investimento interno e investimento externo líquido). O Mercado de Fundos de Empréstimos.

Download Presentation

Teoria Macroeconômica da Economia Aberta

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 32 Teoria Macroeconômica da Economia Aberta

  2. Figura 1 O Mercado de Fundos de Empréstimos Oferta de fundos para empréstimos (poupança nacional) Demanda por fundos empréstimos (investimento interno e investimento externo líquido)

  3. O Mercado de Fundos de Empréstimos O Investimento Externo Líquido é a compra de ativos estrangeiros por residentes internos menos acompra de ativos nacionais por estrangeiros.

  4. Influência da Taxa de Juros nos Investimentos Além de influenciar a poupança nacional, a taxa de juros real de um país afeta o Investimento e o Investimento Externo Líquido. Para isso, considere dois fundos de investimentos – um nos EUA e outro na Alemanha. Quando a taxa de juros nos EUA aumenta o título dos EUA torna-se atraente para os dois fundos. Assim, reduz o Investimento Externo Líquido no país.

  5. O Mercado de Câmbio de Moeda Estrangeira IEL = EL Quando a economia dos EUA tem um superávit comercial (exportações líquidas positivas) os estrangeiros estão comprando mais bens e serviços dos Estados Unidos do que os americanos estão comprando bens e serviços dos estrangeiros. Desta forma, haverá mais moeda estrangeira no país.

  6. O Mercado de Câmbio de Moeda Estrangeira EL>0 A compra de ativos estrangeiros por residentes internos menosa compra de ativos nacionais por estrangeiros.

  7. O Mercado de Câmbio de Moeda Estrangeira EL<0 A compra de ativos estrangeiros por residentes internos menos a compra de ativos nacionais por estrangeiros.

  8. O Mercado de Câmbio de Moeda Estrangeira Exemplo Suponha que a Embraer, a fabricante de aeronaves do Brasil, venda alguns aviões para uma empresa aérea japonesa. Nessa venda, a empresa brasileira entrega aviões a uma empresa japonesa e a empresa japonesa entrega ienes. Observamos que as duas coisas acontecem ao mesmo tempo: alteração da exportação líquida do Brasil e alteração do Investimento Externo Líquido.

  9. Figura 2 O Mercado de Câmbio de Moeda Estrangeira Taxa de Câmbio Real Oferta de dólares (do investimento externo líquido) Demanda por dólares (exportações líquidas) Quantidade de Dólares trocado por Moeda Estrangeira

  10. Figura 2 O Mercado de Câmbio de Moeda Estrangeira Mercado de Fundos de Empréstimos Oferta vem da Poupança Nacional Demanda vem do Investimento Interno e do Investimento Externo Líquido Mercado de Câmbio Oferta vem do Investimento Externo Líquido Demanda vem das Exportações Líquidas

  11. Figura 3 Investimento Externo Líquido e a Taxa de Juros Investimento Externo Líquido Positivo Investimento Externo Líquido Negativo

  12. Figura 4 Equlíbrio Real de uma Economia Aberta

  13. Figura 5 O Efeito de um Deficit Orçamentário

  14. Figura 7 O Efeito de uma Instabilidade Política

More Related