1 / 13

Elementos da Comunicação

Elementos da Comunicação. O processo da comunicação. Em todo ato de comunicação estão envolvidos vários elementos :. Emissor ou remetente : é aquele que codifica e envia a mensagem. Ocupa um dos polos do circuito da comunicação.

robyn
Download Presentation

Elementos da Comunicação

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Elementos da Comunicação

  2. O processo da comunicação Em todo ato de comunicação estão envolvidos vários elementos : • Emissor ou remetente: é aquele que codifica e envia a mensagem. Ocupa um dos polos do circuito da comunicação. • Receptor ou destinatário: é aquele que recebe e decodifica a mensagem. • Mensagem: é o conteúdo que se pretende transmitir. • Suporte/portador/veículo:é o meio pelo qual a mensagem é transmitida do emissor para o receptor.

  3. 5. Código: é um sistema de signos convencionais que permite dar à informação emitida (pelo emissor) uma interpretação adequada (pelo receptor). A língua portuguesa, por exemplo, é um código; o sistema de sinais Morse é outro código. Mas, para que o processo comunicativo se realize a contento, o emissor e o receptor devem empregar um mesmo código, do contrário não haverá comunicação. 6. Contexto ou referente: ambientação, situação em que se dá o processo de comunicação.

  4. Os principais elementos da comunicação podem ser assim esquematizados: Contexto Mensagem Receptor Emissor suporte Código

  5. Língua, fala, níveis de fala, linguagem, gramática Antes de iniciarmos uma revisão básica da gramática de língua portuguesa, é útil e necessário esclarecermos alguns conceitos básicos: 1. Língua: Língua é um sistema de signos que serve de meio de comunicação entre os membros de uma comunidade linguística. Os signos de uma língua substituem os objetos e os representam. Assim : significante Bola Signo = = = Significação significado A língua é, portanto, um verdadeiro código social, enriquecido com o passar do tempo e à disposição dos indivíduos para que dele se apropriem adequadamente. É importante, ainda, observar as diferenças entre a língua falada e a língua escrita. Desse modo, o usuário da língua terá um melhor desempenho nas circunstância em que atua.

  6. 2. Fala: Denominamos fala ao uso que os membros da comunidade lingüística fazem da mesma língua. Em outras palavras, ele é o ato concreto e individual das pessoas que se apropriam da língua comum e lhe imprimem um estilo particular de expressão. Portanto, ao selecionar as palavras do código comum, sua cultura, seu meio ambiente, etc. Daí surgem os chamados estilos próprios e níveis de fala. 3.Níveis de fala: Níveis de fala são os modos variados com que o individuo usa a língua, de acordo com o meio sociocultural em que ele vive. Nesse sentindo, distinguimos o nível comum do literário, o coloquial do formal e o popular erudito.

  7. 4. Linguagem: Linguagem é a capacidade comunicativa que têm os seres humanos de usar qualquer sistema de sinais significativos, expressando seus pensamentos, sentimentos e experiências. Desse modo, desenhos, gestos, sons, cores, cheiro, onomatopéias, palavras, etc... são formas de linguagem. A linguagem é uma faculdade muito antiga da espécie humana e deve ter precedido os elementos mais rudimentares da cultura material. 5. Gramática: Finalmente, gramática é a descrição do sistema de uma língua, ou descrição da língua como sistema de meios de expressão. Como esse sistema é tríplice —fônico (de sons), mórfico(de formas), sintático (de frases) —, a gramática divide-se normalmente em fonologia, morfologia e sintaxe, ficando a estilística e a semântica como partes suplementares.

  8. 5. Gramática: Finalmente, gramática é a descrição do sistema de uma língua, ou descrição da língua como sistema de meios de expressão. Como esse sistema é tríplice —fônico (de sons), mórfico(de formas), sintático (de frases) —, a gramática divide-se normalmente em fonologia, morfologia e sintaxe, ficando a estilística e a semântica como partes suplementares. Essa gramática é chamada de descritiva, pois preocupa-se em descrever os fatos. Quando ela se atém mais às normas do falar e do escrever corretamente, de acordo com os modelos da classe culta, é denominada gramática normativa. Há, ainda, a gramática histórica e a comparativa. Com relação à fala dos indivíduos e aos níveis de linguagem, é imprescindível o estudo da gramática para que se possa manter a unidade da língua. Compete à escola a função de ensinar a gramática, isto é, o padrão culto da língua, descrevendo e analisando os diversos falares e ponderando os conceitos do que é certo e do que é errado.

  9. Em síntese, as funções da linguagem podem ser resumidas assim: Funções predominantes Finalidade Recursos A)Referencial ou denotativa Frase declarativa: Comunicação impessoal e objetiva. Transmitir informações Frase exclamativa: Comunicação pessoal e subjetiva; uso de recursos como: interjeição, superlativos, aumentativos, diminutivos, hipérboles, figuras, entonação e etc... B)Emotiva ou expressiva Exprimir sentimentos e emoções Frases imperativa: Comunicação indutora, convincente, decidida. C) Apelativa ou conotativa Influenciar, persuadir o receptor Gerar, sustentar, favorecer e facilitar a comunicação Frases breve, exata, clara, de fácil compreensão. D)Fática ou de contato Explicações, definições, conceituações. E) Metalingüística Definir, explicar, analisar, criticar o código lingüístico Frases de valor artístico, com o predomínio da conotação, figuras de linguagem e musicalidade. F) Poética Valoriza a elaboração da linguagem como meio de expressão

  10. Vemos abaixo os componentes do processo de comunicação e a relação entre eles. Na comunicação oral ou escrita, normalmente, um dos elementos é mais enfatizado que outros. Contexto função referencial Mensagem função poética Emissor função emotiva Receptor função apelativa Canal função fática Código função metalingüística

  11. RUÍDO – ENTROPIA – REDUNDÂNCIA • Ruído: é toda interferência indesejável na transmissão de uma mensagem. • Ex. Um borrão na mensagem escrita. • Entropia: é a desorganização da mensagem. • Ex. Eu menina uma vi. • Redundância: é a repetição, objetivando clareza. • Ex. Aqui, neste mesmo lugar, onde tu te encontras com a tua família, aconteceram fatos que mudaram este lugar.

  12. Processo de Comunicação

More Related